O ESTILO DOS JORNAIS PARANAENSES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

Autores

  • Fernando Moreno da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho)
  • Samantha Isabela Pinto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7071

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o estilo do jornalismo impresso no estado do Paraná. Para isso, adotou como critério para constituição do corpus a escolha dos dois jornais impressos de maior circulação no estado. Com base na estatística de tiragem apresentada pela Associação Nacional de Jornais, foram tomados os seguintes veículos: Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Como referencial teórico, tomou-se a semiótica francesa, focando a relação entre enunciador e enunciatário dos estudos enunciativos. A análise constatou que os referidos jornais apresentam estilos diferentes: de um lado, a Folha de Londrina se caracteriza por um jornal interiorano de caráter popular, de leitor simples e descolado; do outro, o Gazeta do Povo, um jornal refinado e de público crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Moreno da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho)

Bacharelado em Jornalismo/2001 (UNESP/Bauru), Mestrado/2006, Doutorado/2009 e Pós-Doutorado/2012 em Linguística (UNESP/Araraquara). Atualmente, professor do curso de Letras, do Mestrado Profissional em Letras e Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho). É líder do GruPEL-UENP (Grupo Paranaense de Estudos do Léxico). Áreas de interesse: semiótica, lexicologia, onomástica, dicionários, fraseologia.

Samantha Isabela Pinto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CJ). Integrante do Grupo Paranaense de Estudos do Léxico (GruPEL/UENP)

Downloads

Publicado

28/07/2016

Como Citar

Silva, F. M. da, & Pinto, S. I. (2016). O ESTILO DOS JORNAIS PARANAENSES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA. Revista De Letras Norte@mentos, 9(19). https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7071