UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Dra. Albina Pereira de Pinho Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Sinop
  • Ma. Adriana A. Carvalho Pereira SEDUC - Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-2326-4602
  • Ma. Márcia Vacario Secretaria de Estado de Educação

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12948

Palavras-chave:

narrativas digitais, letramento crítico, pesquisa-formação.

Resumo

Este texto compartilha uma experiência de produção de narrativas digitais por professores, bem como analisa, sob a perspectiva do Letramento Crítico, os sentidos (re)construídos nas vozes destes profissionais na formação continuada. O estudo baseia-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa-formação. O corpus de análise integra dados gerados por meio das narrativas digitais produzidas pelos professores-formadores. Os resultados apontam que a produção de narrativas digitais potencializa o processo de formação crítica de professores, pois favorece a reflexão das práticas educativas, bem como promove o desenvolvimento e a constituição da identidade profissional docente.

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Biografia do Autor

  • Dra. Albina Pereira de Pinho , Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Sinop

    Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Marília (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Campo Grande. Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui experiências nas áreas de Didática, Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores de Pedagogia e Letras, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Pesquisa Narrativa e com Narrativas, Formação de Professores, Práticas de Linguagem, Tecnologias e Ensino-Aprendizagem de Línguas, (Multi) Letramentos. É Vice-líder do GEPLIAS/CNPq -Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística e do Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania. É membro do Centro de Estudos e Investigação (CEI). É Professora permanente dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na UNEMAT. É membro do Conselho Consultivo da Revista Educação, Cultura e Sociedade, da Revista de Letras Norte@mentos e da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA)

  • Ma. Adriana A. Carvalho Pereira, SEDUC - Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

    Graduação em Letras - Português/Inglês (2003) pela Universidade do Estado de Mato Grosso, especialização em Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa (2005) pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT e mestrado em Letras (2019)pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso. É Professora efetiva na SEDUC-MT (Secretaria de Estado de Educação), membro do GEPLIAS ( Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística ), cadastrado no CNPQ, participa do projeto pesquisa-formação Form@-line (Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em Ambientes On-line) e faz parte da APLIEMT ( Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso ) como vice-presidente. Atualmente é bolsista da Universidade Aberta do Brasil, como tutora presencial do Estágio Supervisionado no curso de Leras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, variação linguística, ensino remoto, metodologia e língua brasileira de sinais.

  • Ma. Márcia Vacario, Secretaria de Estado de Educação

    Márcia Vacario, mestrado em Letras- PROFLETRAS, pela UNEMAT, campus de Sinop (2018). Professora efetiva de Língua Portuguesa na Escola Estadual 19 de Julho, município de Peixoto de Azevedo. Professora-pesquisadora da prática docente em linguagem. Entre os temas de pesquisa estão avaliação, multiletramentos, formação de professores, planejamento, identidade e autoria.

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Publicado

26/11/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

Como Citar

UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(50), 56. https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12948

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