v. 9 n. 19 (2016): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

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A palavra “olimpíada” refere-se ao "Jogos da antiga Grécia; habitação das divindades gregas", conforme o Dicionário Morfológico da Língua Portuguesa (HECKLER, S. J.; BACK e MASSING.), significando que, além de se tratar de uma atividade lúdica, ocorria em local divino. Assim também o linguista considera seu campo de pesquisa –um local divino –, no qual o jogo de aprender é interessante para todos os jogadores, ou seja, pesquisadores. Esta edição da Revista de Letras Norte@mentos apresenta várias “modalidades” deste tipo de jogo, ocorrido no Olimpo do entrelaçado arvoredo do ato de pesquisar e, tais como os anéis entrelaçados dos cinco continentes terrestres da bandeira olímpica, aqui constam anéis temáticos –ora ocorridos no Olimpo das salas de aulas; ora no Olimpo da tradução interlingual; ora no Olimpo do discurso dos quadrinhos, da mídia, do video clipe e da autoria; ora no restrito Olimpo da estrutura das palavras–sempre integrados.

Publicado: 28/07/2016

Editorial

  • Expediente

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7164
  • Apresentação

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7165
  • THE USE OF THE “GAME RULES” TEXTUAL GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN

    Juliana Reichert Assunção Tonelli, Ana Beatriz Maehashi Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7093
  • ON BECOMING ENTANGLED: THE FORMATIVE EXPERIENCE IN A LETTERS COURSE THROUGH THE TRANSLATION PRACTICE

    Raulino Batista Figueiredo Neto, Marilene de Souza Maia
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7159
  • O ESTILO DOS JORNAIS PARANAENSES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

    Fernando Moreno da Silva, Samantha Isabela Pinto
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7071
  • A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: ATIVIDADE DE RELEITURA E REESCRITURA

    Silvane Aparecida de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7031
  • ENSINO DO ESPANHOL PELA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE TRADUTÓRIA

    José Marcelo Freitas de Luna, Rodrigo Schaefer
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7029
  • TEXTOS MULTIMODAIS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Marcia Weber, Leandra Ines Seganfredo Santos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7160
  • LEITURA E ESCRITA: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM AO SUL DO ESTADO DO AMAPÁ

    José Enildo Elias Bezerra, Maria Teresa Gonçalves Pereira
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7036
  • A HETEROGENEIDADE E AS FORMAÇÕES DISCURSIVAS NAS TIRINHAS DA TURMA DA MÔNICA

    Dalexon Sérgio da Silva, Nadia Pereira da Silva G. de Azevedo
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7161
  • DATAÇÕES DE PALAVRAS FORMADAS COM O SUFIXO –ÍSTICA

    Nilsa Areán-García
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7136
  • OS CLIPES CONTRA A PIRATARIA: CRIME CONTRA QUEM E CONTRA O QUÊ

    João Carlos Cattelan
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7162
  • NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE

    Gisele Luz Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7075
  • INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE NA ANÁLISE CRÍTICA DO GÊNERO REPORTAGEM

    Amanda O. Rechetnicou, Sostenes Lima
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7082
  • ANÁLISE DO “TEXTO RESPOSTA” DE JADER MARQUES AO COLUNISTA FABRÍCIO CARPINEJAR À LUZ DA TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS

    Luciana Maria Crestani, Rafaelly Andressa Schallemberger
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7085
  • PROPRIEDADE E COLABORAÇÃO AUTORAL: DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA À ERA DIGITAL

    Juciane Cavalheiro, Anderson Guerreiro
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7083
  • CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

    Anderson Cristiano da Silva, Raimunda Francisca de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7068
  • CENOGRAFIA E ETHOS NO LIVRO DE HQ DESTERRO: A CONSTRUÇÃO DA CENA DE SOBREVIVÊNCIA NUMA COMUNIDADE

    Rafael Andrade Moreira
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7089
  • A LEITURA DURANTE A HORA-ATIVIDADE COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Aparecido Derney
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7163

Entrevistas

  • ENTREVISTA COM JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI: CONVERSAS SOBRE ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

    Olandina Della Justina, Juliana Freitag Schweikart, Elivaldo da Silveira Rosa, Karen Gritti Sutil, Gustavo de Oliveira, Iandra Gabriela Zmijesvski, Tito Lima da Silva Neto, Carolina Lucas Maldaner, Josilene Pereira dos Santos, Cláudio André dos Santos Pilatti, Érica Laurentino Ferreira de Souza
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7166

Resenhas

  • UMA GRAMATIQUINHA, SÓ QUE NÃO

    Rosana Rodrigues da Silva, Maria Gorette Côgo da Silva
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7169
  • HIPERMODERNIDADE, MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS DISCURSIVOS

    Genivaldo Rodrigues Sobrinho, Lenir Maria de Farias Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7167
  • ORALIDADE EM FOCO: A ORALIDADE NO CONTEXTO DE ENSINO

    Iá Niani Belo Maia
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7070
  • TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

    Felipe Freitag
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7080