NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Gisele Luz Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7075

Resumo

Este artigo visa mostrar resultados de uma revisão sistemática da literatura acerca do uso das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs) aplicadas aos processos educacionais de conteúdos propedêuticos produzidos no Brasil entre 2010 e 2014, em nível de ensino médio (EM). Foram selecionados 26 artigos, cujas áreas investigadas são, na maioria, áreas das Ciências Humanas, havendo carência de trabalhos voltados para conteúdos das Ciências Exatas e Biológicas. Há uma carência ainda maior de estudos empíricos e quantitativos conduzidos em contextos de ensino profissionalizante em nível de EM, cujos participantes sejam estudantes deste nível de ensino, e onde sejam avaliados os impactos das NTDICs nos processos educacionais de conteúdos propedêuticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Luz Cardoso

Licenciada em Letras (Português e Inglês e Literaturas Correspondentes) pela UFSC. Concluiu doutorado e mestrado na mesma universidade. Atualmente, é professora de Português e Inglês do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Linguística Aplicada (LA), atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância (EaD), ensino de línguas mediado pelo computador (CALL), abordagem híbrida/Blended Learning e ensino, letramento digital, Línguas para Fins Específicos e aquisição de vocabulário em língua estrangeira. Na área da educação e formação de professores, atua como pesquisadora no grupo de pesquisa: Metodologia de Ensino, Saberes e Práticas Educativas (MESPE).

Downloads

Publicado

28/07/2016

Como Citar

Luz Cardoso, G. (2016). NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE. Revista De Letras Norte@mentos, 9(19). https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7075