v. 9 n. 20 (2016): DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERFACES SOCIOLINGUÍSTICAS

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Esta edição temática intitulada "Interfaces Sociolinguísticas", da Revista de Letras Norte@mentos, privilegia os estudos sociolinguísticos, em especial, os que refletem e procuram refratar as muitas inquietações que envolvem o inter-relacionamento constitutivo entre linguagem e sociedade. A linguagem, compreendida como um produto da cultura que é veiculado em distintas comunidades de fala, explica-se, nesses contextos, pelo conjunto de variedades que a constituem, conforme a classe, o sexo, a idade, a profissão, a região do falante etc. Dada essa importância, e, também, por ser a Sociolinguística uma ferramenta essencial no ensino/aprendizagem de língua materna, compreendemos ser necessário lançara elamaior atenção. Surgiu, assim, a ideia deste dossiê temático, que objetiva ampliar e agregar conhecimentos a esta área de estudos da Linguística, e deixar à disposição dos leitores um pouquinho mais sobre o universo de possibilidades de enfoques sociolinguísticos, os quais reiteram que os fatores sociais não andam isolados dos fatores internos da língua.

Publicado: 06/10/2016

Editorial

  • Expediente

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7196
  • Apresentação

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7195
  • CONHECIMENTO DA LÍNGUA E DO SEU USO PELOS FALANTES DA COMUNIDADE AQUIDAUANENSE

    Antonio Carlos Santana de Souza, Lidiane dos Reis Souza de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7197
  • GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA

    Laura Knijnik Baumvol
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7108
  • LA VALORACIÓN DEL BILINGÜISMO EN EL ORDEN DEL DÍA: ¿POR QUÉ HAY QUE SEGUIR DISCUTIENDO LAS COMPETENCIAS DEL HABLANTE NO NATIVO?

    Sabrina Lafuente Gimenez
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7088
  • O FENÔMENO DE NÃO-ELEVAÇÃO DA VOGAL /E/ NA FALA DE DESCENDENTES DE ESLAVOS DE MALLET, PARANÁ

    Luciane Trennephol da Costa, Loremi Loregian Loregian-Penkal
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7092
  • O CERRADO É UMA FLORESTA DE CABEÇA PARA BAIXO: ANÁLISE SEMÂNTICA DA UNIDADE LEXICAL “CERRADO”

    Daniel Marra, Sebastião Elias Milani
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7122
  • O MINÉRIO DE FERRO DA ALMA: O DIALETO “CAMACO” ITABIRANO

    Fabiane Aparecida Santos Clemente
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7046
  • O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ÂMBITO ESCOLAR: A POSIÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS SITUAÇÕES PRECONCEITUOSAS EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE SINOP/MT/BRASIL

    Neusa Inês Philippsen, Josilene Pereira dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7198
  • MÍDIA, HUMOR E PRECONCEITO: PROGRAMA HUMORÍSTICO ZORRA TOTAL COMO ALIMENTADOR DE PRECONCEITOS

    Neusa Inês Philippsen, Andressa Batista Farias
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7199
  • NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: ANÁLISE, AVALIAÇÃO E IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DESSA POLÍTICA PÚBLICA

    Monica F. Caron, Cíntia R. M. Araújo, João Guilherme Grandizoli Gomes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7200
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS

    Charlies Uilian de Campos Silva, Verônica Franciele Seidel
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7201

Entrevistas

  • ENTREVISTA COM MARCOS BAGNO: NADA POR ACASO, UM OLHAR SOBRE INQUIETAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS

    Neusa Inês Philippsen, Leandra Ines Seganfredo Santos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7202

Resenhas

  • AUTONOMIA NO AMBIENTE VIRTUAL: SUJEITOS EM BUSCA DE NOVOS DOMÍNIOS E CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS

    Genivaldo Rodrigues Sobrinho, Izabel Jacinta Magni Hinrichs
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7203
  • CONHECENDO SOCIOLINGUÍSTICA

    Eliabe Procópio, Elisa Coimbra Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7204
  • PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: CONHECÊ-LA PARA MELHOR ATUAR EM SALA DE AULA

    Leandra Ines Seganfredo Santos, Simone de Sousa Naedzold
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7205