v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

					Visualizar v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Neste sexto volume, Nº 12, a Revista de Letras Norte@mentos oferece à comunidade científica das áreas de Estudos da Linguagem uma excelente oportunidade para conhecer resultados de pesquisas recentes sobre temáticas distintas, que envolvem aportes teóricos igualmente distintos, dentre eles os de cunho dialetológico, da Geolinguística Pluridimensional, Contatual e Relacional, da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso de linha francesa, da dimensão Pragmática, do Funcionalismo norte-americano e da Sociolinguística Interacional. Vale destacar que este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pelas Profas. Dra.Neusa Inês Philippsen e Dra. Rosana Rodrigues da Silva.

Publicado: 20/12/2013

Editorial

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6733
    Revista de Letras Norte@mentos
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6732
    Revista de Letras Norte@mentos
  • DESDE ANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6875
    Manoel Mourivaldo SANTIAGO-ALMEIDA
  • O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO E O LIVRO DIDÁTICO DE PLE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6877
    Gabriel Nascimento dos SANTOS, Maria D’Ajuda Alomba RIBEIRO
  • MIGRAÇÕES E CONTATOS LINGUÍSTICOS NA PERSPECTIVA DA GEOLINGUÍSTICA PLURIDIMENSIONAL E CONTATUAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6876
    Cléo Vilson ALTENHOFEN
  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO CONTATO LINGUÍSTICO ENTRE O ALEMÃO E O PORTUGUÊS NO SUL DO BRASIL ATRAVÉS DE CARTAS ANTIGAS: INTERFERÊNCIAS FONÊTICAS NO PORTUGUÊS DOS IMIGRANTES

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6878
    Joachim STEFFEN
  • COMPONENTES E DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS DE UMA PARCERIA PARA A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS E ALEMÃO VIA TELETANDEM

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6879
    Ana Mariza BENEDETTI, Lidiane LUVIZARI-MURAD
  • O HUNSRÜCKISCH ENTRE O HOCHDEUTSCH E O PORTUGUÊS BRASILEIRO: O CASO DO RÁDIO NA COMUNIDADE TEUTO-GAÚCHA NORTE MATO-GROSSENSE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6880
    Fernando Hélio Tavares de BARROS, Neusa Inês PHILIPPSEN
  • RELENDO QUADROS E KARNOPP 2004: A REPRESENTAÇÃO DAS ESTRUTURAS SINTÁTICAS DA LIBRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA E AS SUAS IMPLICAÇÕES

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6881
    Claudio Alves BENASSI, Anderson Simão DUARTE, Ermelinda Maria DE-LAMONICA-FREIRE, Fábio Vieira de Souza JÚNIOR
  • PESQUISA ESCOLAR: O QUE DIZEM OS DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO?

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6883
    Rita Rodrigues de SOUZA
  • ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6882
    José Carlos Lima dos SANTOS
  • A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO MULTILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6885
    Alexandre António TIMBANE
  • METODOLOGIA DE ESTUDOS DO CONTATO LINGUÍSTICO INTERVARIETAL EM LUGARES DE MIGRAÇÃO RECENTE: ALGUNS APONTAMENTOS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6884
    Carla Regina de Souza FIGUEIREDO
  • DOCÊNCIA E LINGUAGEM: A ATIVIDADE DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6886
    Pedro Antonio Gomes de MELO, Bartolomeu Brito MELO
  • USO DA LINGUAGEM E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NO EXAME CELPE-BRAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6887
    Everton Vargas da COSTA, Simone da Costa CARVALHO
  • CONSIDERAÇÕES PRAGMÁTICAS ACERCA DA DENEGAÇÃO PSICOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6888
    Selmo Ribeiro FIGUEIREDO JUNIOR
  • EFEITOS DE SENTIDO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA NA (RE)CONSTRUÇÃO DE TIMOR-LESTE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6889
    Ewerton Rezer GINDRI
  • DIALOGANDO COM A LINGUAGEM VISUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6890
    Gustavo Cunha de ARAÚJO
  • O ESTUDO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS NO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6892
    Luci Terezinha Kroetz Fernandes MASO
  • A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL E PERSPECTIVA DO DISCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMT – CAMPUS DE SINOP/MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6894
    Mayara Tonett Galiassi Scheid WEIRICH
  • CONTEXTO DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUAS: O CASO DE UM SITE DE RELACIONAMENTO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6893
    Grasiela Veloso dos SANTOS