v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

					Visualizar v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Neste sexto volume, Nº 12, a Revista de Letras Norte@mentos oferece à comunidade científica das áreas de Estudos da Linguagem uma excelente oportunidade para conhecer resultados de pesquisas recentes sobre temáticas distintas, que envolvem aportes teóricos igualmente distintos, dentre eles os de cunho dialetológico, da Geolinguística Pluridimensional, Contatual e Relacional, da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso de linha francesa, da dimensão Pragmática, do Funcionalismo norte-americano e da Sociolinguística Interacional. Vale destacar que este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pelas Profas. Dra.Neusa Inês Philippsen e Dra. Rosana Rodrigues da Silva.

Publicado: 20/12/2013

Editorial

  • Expediente

    Revista de Letras Norte@mentos

    Visualizações: 25
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6733
  • Apresentação

    Revista de Letras Norte@mentos

    Visualizações: 24
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6732
  • DESDE ANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

    Manoel Mourivaldo SANTIAGO-ALMEIDA

    Visualizações: 11
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6875
  • O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO E O LIVRO DIDÁTICO DE PLE

    Gabriel Nascimento dos SANTOS, Maria D’Ajuda Alomba RIBEIRO

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6877
  • MIGRAÇÕES E CONTATOS LINGUÍSTICOS NA PERSPECTIVA DA GEOLINGUÍSTICA PLURIDIMENSIONAL E CONTATUAL

    Cléo Vilson ALTENHOFEN

    Visualizações: 43
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6876
  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO CONTATO LINGUÍSTICO ENTRE O ALEMÃO E O PORTUGUÊS NO SUL DO BRASIL ATRAVÉS DE CARTAS ANTIGAS: INTERFERÊNCIAS FONÊTICAS NO PORTUGUÊS DOS IMIGRANTES

    Joachim STEFFEN

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6878
  • COMPONENTES E DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS DE UMA PARCERIA PARA A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS E ALEMÃO VIA TELETANDEM

    Ana Mariza BENEDETTI, Lidiane LUVIZARI-MURAD

    Visualizações: 6
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6879
  • O HUNSRÜCKISCH ENTRE O HOCHDEUTSCH E O PORTUGUÊS BRASILEIRO: O CASO DO RÁDIO NA COMUNIDADE TEUTO-GAÚCHA NORTE MATO-GROSSENSE

    Fernando Hélio Tavares de BARROS, Neusa Inês PHILIPPSEN

    Visualizações: 8
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6880
  • RELENDO QUADROS E KARNOPP 2004: A REPRESENTAÇÃO DAS ESTRUTURAS SINTÁTICAS DA LIBRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA E AS SUAS IMPLICAÇÕES

    Claudio Alves BENASSI, Anderson Simão DUARTE, Ermelinda Maria DE-LAMONICA-FREIRE, Fábio Vieira de Souza JÚNIOR

    Visualizações: 237
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6881
  • PESQUISA ESCOLAR: O QUE DIZEM OS DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO?

    Rita Rodrigues de SOUZA

    Visualizações: 5
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6883
  • ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA

    José Carlos Lima dos SANTOS

    Visualizações: 6
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6882
  • A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO MULTILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE

    Alexandre António TIMBANE

    Visualizações: 11
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6885
  • METODOLOGIA DE ESTUDOS DO CONTATO LINGUÍSTICO INTERVARIETAL EM LUGARES DE MIGRAÇÃO RECENTE: ALGUNS APONTAMENTOS

    Carla Regina de Souza FIGUEIREDO

    Visualizações: 6
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6884
  • DOCÊNCIA E LINGUAGEM: A ATIVIDADE DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE

    Pedro Antonio Gomes de MELO, Bartolomeu Brito MELO

    Visualizações: 7
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6886
  • USO DA LINGUAGEM E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NO EXAME CELPE-BRAS

    Everton Vargas da COSTA, Simone da Costa CARVALHO

    Visualizações: 13
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6887
  • CONSIDERAÇÕES PRAGMÁTICAS ACERCA DA DENEGAÇÃO PSICOLÓGICA

    Selmo Ribeiro FIGUEIREDO JUNIOR

    Visualizações: 8
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6888
  • EFEITOS DE SENTIDO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA NA (RE)CONSTRUÇÃO DE TIMOR-LESTE

    Ewerton Rezer GINDRI

    Visualizações: 5
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6889
  • DIALOGANDO COM A LINGUAGEM VISUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA

    Gustavo Cunha de ARAÚJO

    Visualizações: 55
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6890
  • O ESTUDO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS NO ENSINO SUPERIOR

    Luci Terezinha Kroetz Fernandes MASO

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6892
  • A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL E PERSPECTIVA DO DISCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMT – CAMPUS DE SINOP/MT

    Mayara Tonett Galiassi Scheid WEIRICH

    Visualizações: 23
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6894
  • CONTEXTO DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUAS: O CASO DE UM SITE DE RELACIONAMENTO

    Grasiela Veloso dos SANTOS

    Visualizações: 6
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6893