ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA

Autores

  • José Carlos Lima dos SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6882

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma análise microetnográfica do par pergunta-resposta no discurso de sala de aula, estabelecendo uma interface entre o Funcionalismo norte-americano e a Sociolinguística Interacional. Análises microetnográficas consideram a sala de aula como um ambiente em que professores e alunos constroem e reconstroem o discurso pela interação. Assim, discutem-se os enunciados interrogativos, a partir do contínuo de gramaticalização de perguntas: plena>semirretóricas>retóricas, mostrando-se que o par pergunta-resposta é codificado de acordo com os eventos interativos de aprendizagem, a saber: posição de poder, tópico discursivo, negociação de coerência temática, os quais instauram processos discursivos em sala aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/12/2013

Como Citar

SANTOS, J. C. L. dos. (2013). ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA. Revista De Letras Norte@mentos, 6(12). https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6882