ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA

Autores/as

  • José Carlos Lima dos SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6882

Resumen

Este artigo tem por objetivo fazer uma análise microetnográfica do par pergunta-resposta no discurso de sala de aula, estabelecendo uma interface entre o Funcionalismo norte-americano e a Sociolinguística Interacional. Análises microetnográficas consideram a sala de aula como um ambiente em que professores e alunos constroem e reconstroem o discurso pela interação. Assim, discutem-se os enunciados interrogativos, a partir do contínuo de gramaticalização de perguntas: plena>semirretóricas>retóricas, mostrando-se que o par pergunta-resposta é codificado de acordo com os eventos interativos de aprendizagem, a saber: posição de poder, tópico discursivo, negociação de coerência temática, os quais instauram processos discursivos em sala aula.

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Publicado

2013-12-20

Cómo citar

ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA. (2013). Revista De Letras Norte@mentos, 6(12). https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6882