v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”

					Visualizar v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e  plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”

O Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”, volume 16, Número 46, da Revista de Letras Norte@mentos, reúne estudos que se dedicam ao ensino e ao papel das línguas adicionais sob perspectivas bi/multi e plurilíngues. Foram acolhidos artigos com resultados de pesquisas que compartilham vivências e experiências de práticas pedagógicas sob perspectivas multiculturais e inclusivas em contextos de línguas de fronteiras, ensino de Libras, línguas indígenas, ensino de línguas a comunidades quilombolas e a língua portuguesa como língua de acolhimento a estudantes imigrantes ou refugiados. Os textos refletem perspectivas diversas que apontam para as várias possibilidades de ensino de línguas em nosso país considerando as dimensões educativas que emergem dos contextos nos quais as experiências relatadas foram desenvolvidas.

Publicado: 17/10/2023

Editorial

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11804
    Leandra Ines Seganfredo Santos, Juliana Reichert Assunção Tonelli , Kelly Barros Santos
  • APRESENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11805
    Leandra Ines Seganfredo Santos, Juliana Reichert Assunção Tonelli, Kelly Barros Santos

Resenhas

  • ANSEIOS DE UMA EDUCAÇÃO BI/MULTILÍNGUE LIBERTADORA NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11435
    Joelinton Fernando de Freitas
  • “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11398
    Raquel Siqueira Buonocore, Cyntia Bailer
  • A INFLUÊNCIA DOS GESTOS PARA A AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO L2

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11322
    Lucas Possatti de Oliveira , Débora Morais Barbosa da Silva
  • CHILDREN'S MEANING MAKING PROCESS TO ENGLISH LEARNING:A SYSTEMATIC REVIEW

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11325
    Fernanda Seidel Bortolotti, Plinio Marco de Toni
  • COGNIÇÕES SOBRE BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11744
    Josimayre Novelli, Natália Borges Carlos
  • DESAFIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA MARAJOARA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11202
    Karley dos Reis Ribeiro, Raquel Amorim dos Santos, Gisele Reis Abdon
  • DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11061
    Renan Monezi Lemes, Dinaura Batista de Pádua, Lezinete Regina Lemes
  • EMOÇÕES E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUAS ADICIONAIS POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA E NA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BI, MULTI E PLURILÍNGUE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11425
    Juliana Reichert AssunçãoTonelli, Arelis Felipe Ortigoza Guidotti, Helena Vitalina Selbach
  • ENSINO DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES E ENSINO DE LIBRAS PARA INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS BRASILEIROS E IMIGRANTES: DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11397
    Cristiane Horst, Naiara Valentini, Mauriclei Pfeifer
  • O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11304
    Rosa Carolina Silva de Gouveia, Juliana Freitag Schweikart
  • PESQUISAS EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE: POR UMA ROSA-DOS-VENTOS QUE NAVEGUE AO SUL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11330
    Davi Barbosa, Fernanda Mota-Pereira
  • PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO E FLUÊNCIA ORAL EM L2 NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OLHAR DA ATD

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11391
    Simone Frye, Vera Lucia Felicetti, Antônio Henrique Coutelo de Moraes
  • RELACIONES INTERNACIONALES ENTRE UNEMAT MATO GROSSO Y UNCUYO REPÚBLICA ARGENTINA: INTERNACIONALIZACIÓN Y GESTIÓN CURRICULAR EDUCACIONAL EN FOCO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11258
    Simone de Sousa Naedzold
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11085
    Livia Ferre
  • UM PORTUGUÊS BEM “BRASILERIO”: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR PARA A AVALIAÇÃO DA METÁTESE NA FALA EM CONTEXTOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11806
    Diego Fernando de Oliveira
  • VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11340
    Anderson Alves de Souza, Clara de Carvalho Alexandre