DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11061

Palavras-chave:

Dialogismo, Ensino-aprendizagem de línguas, língua de acolhimento

Resumo

Este trabalho visa estabelecer uma relação entre a Concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin, e o Português como língua de acolhimento (PLAc), definido, no Brasil, por Barbosa e São Bernardo. Para tanto, consideramos dois cenários que vêm constituindo, cada vez mais, o âmbito educacional em nosso país: salas de aula bilíngues, compostas por estudantes brasileiros e imigrantes refugiados, e salas bilíngues e bimodais, compostas por estudantes brasileiros ouvintes e surdos. Como resultado, pretendemos apontar caminhos para diminuir fronteiras e promover o intercâmbio linguístico e cultural em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANÇÃ, M. H. Português Língua de Acolhimento: entre contornos e aproximações. In: Congresso Internacional sobre História e Situação da Educação em África e Timor [s.n.]. 2003. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, p. 1-6.

BAKHTIN, M (1920-1974). Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______; VOLOCHINOV, V. N. [1926]. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). Trad. de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. (mimeo).

______; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929].

BARBOSA, L. M. A. Português língua de acolhimento: o que a prática nos ensina? In: SILVA, W. M e.; SILVA, W. R.; CAMPOS, D. M. (Orgs.). Desafios da formação de professores na linguística aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2019.

______. LEURQUIN, E. V. L. F. Acolhimento e escolarização de imigrantes no ensino básico de Brasília (distrito federal): perspectivas e ações. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. de; SIMÕES, D. (Orgs.). Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. Pontes Editora. 2018. p. 273-294.

______; SÃO BERNARDO, M. A. D. Língua de Acolhimento. In: CAVALCANTI, L; BOTEGA, T; TONHATI, T; ARAÚJO, D. (Orgs.). Dicionário crítico de migrações internacionais. Brasília: Ed. UnB - 2017.

BRAIT, Beth. Enunciação e sentido em Bakhtin. In: BRAIT, Beth (Org). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Contexto, 2013.

____; MELO, Rosineide de. Enunciado/ enunciado concreto/ enunciação. In: BRAIT, Beth (Org). Bakhtin: conceitos-chave, Contexto, 2008.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola. 2008. p. 45-65.

GROSSO, M. J. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.886

MAHER, Terezinha de Jesus Machado. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: CAVALCANTI, Marilda Couto; BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.

______ Políticas linguísticas e políticas de identidade: currículo e representações de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, pp.33-48, Jan/Jun 2010. Disponível em:

https://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss1articles/maher.pdf. Acesso em: 10/03/2021.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

______ A transdisciplinaridade é possível em Linguística Aplicada? In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 113-128.

______ (Org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola. 2006.

PÁDUA, D. B. de. A polêmica do livro didático “Por uma vida melhor”: (des)construindo sentidos. 2014. 174 p. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) Instituto de Linguagens, - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguística Aplicada. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008. p. 149-168.

Downloads

Publicado

16/10/2023

Como Citar

Lemes, R. M., Batista de Pádua, D., & Lemes, L. R. (2023). DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS. Revista De Letras Norte@mentos, 16(46). https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11061