DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11061Palabras clave:
Dialogismo, Ensino-aprendizagem de línguas, língua de acolhimentoResumen
Este trabalho visa estabelecer uma relação entre a Concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin, e o Português como língua de acolhimento (PLAc), definido, no Brasil, por Barbosa e São Bernardo. Para tanto, consideramos dois cenários que vêm constituindo, cada vez mais, o âmbito educacional em nosso país: salas de aula bilíngues, compostas por estudantes brasileiros e imigrantes refugiados, e salas bilíngues e bimodais, compostas por estudantes brasileiros ouvintes e surdos. Como resultado, pretendemos apontar caminhos para diminuir fronteiras e promover o intercâmbio linguístico e cultural em sala de aula.
Descargas
Referencias
ANÇÃ, M. H. Português Língua de Acolhimento: entre contornos e aproximações. In: Congresso Internacional sobre História e Situação da Educação em África e Timor [s.n.]. 2003. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, p. 1-6.
BAKHTIN, M (1920-1974). Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______; VOLOCHINOV, V. N. [1926]. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). Trad. de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. (mimeo).
______; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929].
BARBOSA, L. M. A. Português língua de acolhimento: o que a prática nos ensina? In: SILVA, W. M e.; SILVA, W. R.; CAMPOS, D. M. (Orgs.). Desafios da formação de professores na linguística aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2019.
______. LEURQUIN, E. V. L. F. Acolhimento e escolarização de imigrantes no ensino básico de Brasília (distrito federal): perspectivas e ações. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. de; SIMÕES, D. (Orgs.). Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. Pontes Editora. 2018. p. 273-294.
______; SÃO BERNARDO, M. A. D. Língua de Acolhimento. In: CAVALCANTI, L; BOTEGA, T; TONHATI, T; ARAÚJO, D. (Orgs.). Dicionário crítico de migrações internacionais. Brasília: Ed. UnB - 2017.
BRAIT, Beth. Enunciação e sentido em Bakhtin. In: BRAIT, Beth (Org). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Contexto, 2013.
____; MELO, Rosineide de. Enunciado/ enunciado concreto/ enunciação. In: BRAIT, Beth (Org). Bakhtin: conceitos-chave, Contexto, 2008.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola. 2008. p. 45-65.
GROSSO, M. J. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010.
MAHER, Terezinha de Jesus Machado. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: CAVALCANTI, Marilda Couto; BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.
______ Políticas linguísticas e políticas de identidade: currículo e representações de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, pp.33-48, Jan/Jun 2010. Disponível em:
https://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss1articles/maher.pdf. Acesso em: 10/03/2021.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
______ A transdisciplinaridade é possível em Linguística Aplicada? In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 113-128.
______ (Org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola. 2006.
PÁDUA, D. B. de. A polêmica do livro didático “Por uma vida melhor”: (des)construindo sentidos. 2014. 174 p. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) Instituto de Linguagens, - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguística Aplicada. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008. p. 149-168.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais