EMOÇÕES E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUAS ADICIONAIS POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA E NA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BI, MULTI E PLURILÍNGUE

Autores

  • Juliana Reichert AssunçãoTonelli Universidade Estadual de Londrina
  • Arelis Felipe Ortigoza Guidotti Universidade Estadual de Londrina
  • Helena Vitalina Selbach Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11425

Palavras-chave:

educação linguística, emoções, Educação Infantil

Resumo

Educar crianças em fase de apropriação da língua de nascimento por meio de línguas adicionais pode ser enriquecido por relações com repertórios linguísticos, culturais e vivenciais (ZANJOC, 1980). Discutimos a inter-relação entre o estudo das emoções para a Psicologia (DAVIDOFF, 2006) e o livro O monstro das cores (LLENAS, 2012), utilizado em contexto de educação linguística no qual as línguas espanhola e inglesa foram mobilizadas em atividades com crianças de quatro a seis anos. Discorremos sobre as atividades desenvolvidas baseadas em Dolz, Pasquier e Bronckart (1993), Perregaux et al. (2003) e Tonelli (2005) a partir de uma visão heteroglóssica de língua (BAKHTIN, 1981). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Vitória França; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Emoções na Formação de Docentes de Línguas Adicionais para Crianças. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , v. 26, n. 51, p. 185-209, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/14695. Acesso em 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.14695

ARAGÃO, Rodrigo Camargo. Beliefs and emotions in foreign language learning. System, Linköping, v. 39, n. 3, p. 302-313, 2011. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0346251X11000893?via%3Dihub. Acesso em 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.system.2011.07.003

BAKHTIN, Mikhail. The dialogic imagination: four essays by M. M. Bakhtin. Trad.: Michael Caryl Emerson and Michael Holquist. Austin, TX: Texas University Press, 1981.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Unveiling the relationship between learning beliefs, emotions, and identities. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 5, p. 301- 325, 2015. Disponível em https://pressto.amu.edu.pl/index.php/ssllt/article/view/3842. Acesso em 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.14746/ssllt.2015.5.2.6

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Estudando o Conceito de Amor na Educação Linguística: uma revisão dos Estudos Dentro da Abordagem Crítica. SIGNUM: Estudos da Linguagem, v. 25, p. 24-35, 2023. Disponível em https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46242

BOURDIEU, Pierre. Language and symbolic power. Cambridge: Polity Press, 1991.

DARVIN, Ron; NORTON, Bonny. Identity and a Model of Investment in Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, 35, p. 36 – 56, 2015. DOI: https://doi.org/10.1017/S0267190514000191 DOI: https://doi.org/10.1017/S0267190514000191

DAVIDOFF, Linda. Introdução à Psicologia. 3 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2006.

DELBONI, Beatriz Oliveira; VENDRAMINI-ZANELLA, Daniela Aparecida. O Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, o brincar e as relações com a BASE Nacional Comum Curricular. Educação em Revista, v. 21, n. 2, p. 119–136, 2020. DOI: 10.36311/2236-5192.2020.v21n02.09.p119. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9821. Acesso em: 22 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.09.p119

DOLZ, Joaquim; PASQUIER, Auguste; BRONCKART, Jean-Paul. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, n. 102, p. 23-37, 1993.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Rochane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

GARRET, Paula; YOUNG, Richard F. Theorizing Affect in Foreign Language Learning: An Analysis of One Learner’s Responses to a Communicative Portuguese Course. The Modern Language Journal, v. 93, n. 2, p. 209-226, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1540-4781.2009.00857.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2009.00857.x

GOODENOUGH, Florence. Expression of the emotions in a blind-deaf child. Journal of Abnormal and Social Psychology, n. 27, p. 328-333, 1932. DOI: https://doi.org/10.1037/h0076099

GROSJEAN, François. Life with two languages. Cambridge, MA, Harvard University Press, 1981.

IZARD, Carroll. (Ed.). Emotions in personality and psychopathology. Oxford: Plenum, 1979. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4613-2892-6

JAKOBSON, Roman. On linguistic aspects of translation. In BROWER, R. A. (Ed.), On translation, p. 232–239. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1959. DOI: https://doi.org/10.4159/harvard.9780674731615.c18

KREUTZER, Marry Anne; CHARLESQORTH, William R. Infant´s reactions to different expressions of emotion. Paper presented at the biennial meeting of the Society for Research in Child Development (Philadelphia, Pennsylvania, March 29 - April 1, 1973). Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED078914.pdf

LLENAS, Anna. El monstruo de colores. Barcelona: Flamboyant, 2012.

MALTA, Liliane Salera. Além do que se vê: educação crítica e letramentos, formação de professores e prática docente no ensino de inglês com crianças de 2 a 5 anos. Vitória, 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa. Título do capítulo. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa. (Org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas, SP: Pontes, 2011. P. 215-247.

MCLAUGHLIN, Barry. Second language acquisition in childhood. Hillsdale: Erlbaum, 1978.

MERLO, Marianna Cardoso Reis; MALTA, Liliane Salera. Com a Palavra, a Criança: conversas na sala de aula de inglês que (trans)formam. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, v. 26, n. 51, p. 165-184, 2022. DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.14991

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. A transdisciplinaridade é possível em Linguística Aplicada? In: SIGNORINI, Inês; CAVALCANTI, Marilda Couto. (Orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 113-128.

PERREGAUX, Christiane; GOUMOËNS, Claire de; JEANNOT, Dominique; DE PIETRO, Jean-François. Education et Ouverture aux Langues à l’Ècole (EOLE), Neuchâtel, v. 1, 2003.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. Trad. de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 24ª ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002.

SCHMID, Euline Cutrim. Validating young learners’ plurilingual repertoires as legitimate linguistic and cultural resources in the EFL classroom. Applied Linguistics Review, 2021, p. 000010151520200117. Disponível em https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/applirev-2020-0117/html. Acesso em: 22 jul. 2023.

SECCATO, Mariana Guedes; TONELLI, Juliana Reichert Assunção, SELBACH, Helena Vitalina. A panorama of the teaching of additional languages to children in Brazil. Revista Letra Magna, v. 18, n. 29, p. 34–46, 2022. DOI: 10.47734/lm.v18i29.2051. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2051. Acesso em: 22 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.47734/lm.v18i29.2051

SELBACH, Helena Vitalina. Do ideal ao possível: The Crazy Car Story – Um relato interpretativo de um projeto em língua inglesa na Educação Infantil, Porto Alegre, 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças. Londrina, 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Do ensino de inglês para crianças à educação linguística em língua inglesa com elas: reflexões teóricas e redirecionamentos epistemológicos sob vozes múltiplas. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 62, n. 1, p. 58–73, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670567 . Acesso em: 28 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138670567v6212023

TONELLI, Juliana Reichert Assunção; CORDEIRO, Glaís Sales. Refletir sobre as línguas para aprendê-las: uma perspectiva de ensino-aprendizagem de inglês por meio de um gênero textual para (na) educação infantil Revista Moara, Estudos Linguísticos, n. 42, p. 45-63, jul.-dez. 2014. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2055/2390. DOI: https://doi.org/10.18542/moara.v0i42.2055

PINKER, Steven. Como a mente funciona. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

WINNICOTT, Donald Woods. Playing and Reality. London: Penguin Books, 1971.

ZAJONC, R. B. Feeling and thinking. American Psychology, n. 35, p. 151-175, 1980. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.35.2.151

Downloads

Publicado

16/10/2023

Como Citar

Reichert AssunçãoTonelli, J., Felipe Ortigoza Guidotti, A., & Vitalina Selbach , H. (2023). EMOÇÕES E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUAS ADICIONAIS POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA E NA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BI, MULTI E PLURILÍNGUE. Revista De Letras Norte@mentos, 16(46). https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11425