PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO E FLUÊNCIA ORAL EM L2 NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OLHAR DA ATD

Autores

  • Simone Frye Universidade Católica de Pernambuco - Unicap
  • Vera Lucia Felicetti Universidade Católica de Pernambuco
  • Antônio Henrique Coutelo de Moraes Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11391

Palavras-chave:

ensino médio integrado, língua inglesa, aquisição de L2

Resumo

A investigação sobre práticas de interpretação e aquisição de L2 em contexto de nível médio integrado enriquece as áreas de educação e linguística aplicada. Partimos do multinivelamento de proficiência linguística em aulas de língua estrangeira moderna (LEM). O artigo é a fase diagnóstica do projeto ‘Monitores-Intérpretes’. O objetivo foi considerar as percepções dos alunos sobre o tema. A metodologia compreendeu o uso de questionários em abordagem qualitativa. Como resultado, constatamos a influência das percepções nas trajetórias linguísticas dos estudantes. Verificamos que as percepções são o desconhecimento, não-reflexão e/ou conscientização; concepção de baixa proficiência em comparação aos colegas e sentimentos negativos. 

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Biografia do Autor

Simone Frye, Universidade Católica de Pernambuco - Unicap

Doutoranda em Ciências da Linguagem

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Publicado

16/10/2023

Como Citar

Frye, S., Felicetti, V. L., & Coutelo de Moraes, A. H. (2023). PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO E FLUÊNCIA ORAL EM L2 NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OLHAR DA ATD. Revista De Letras Norte@mentos, 16(46). https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11391