RELACIONES INTERNACIONALES ENTRE UNEMAT MATO GROSSO Y UNCUYO REPÚBLICA ARGENTINA: INTERNACIONALIZACIÓN Y GESTIÓN CURRICULAR EDUCACIONAL EN FOCO

Autores

  • Simone de Sousa Naedzold

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11258

Palavras-chave:

Currículum, Internacionalización, Movilidad estudiantil/académica

Resumo

Este texto tiene por objetivo presentar como ocurre la internacionalización curricular entre Brasil y Argentina y como la virtualidad está presente en este proceso. Se hace una búsqueda histórica de cómo es el currículo en Brasil y después como ocurrió el proceso de cambio curricular en la Universidad Nacional de Cuyo, de donde se ha salido del currículo por contenidos para un currículo por competencias. Se presenta también como la Universidad del Estado de Mato Grosso, en Brasil, se ha adentrado en este proceso de internacionalización y como está articulando la movilidad estudiantil o académica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Sousa Naedzold

Doutoranda em Linguística, Unemat de Cáceres/MT (2020-2024); Mestra em Letras - ProfLetras/Unemat/Sinop/MT (2018); Licenciada em Letras/Língua Portuguesa e em Língua Espanhola - UFSC, (2001); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa 'Educação e Estudos da Linguagem' - GEdEL, no Projeto de Pesquisa 'Questões Urbanas em Linguagens' - QUEL - e Versões, reformulações, ressignificações: como funciona a linguagem. (2021); Colaboradora nas discussões e sistematizações das Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso, área de Linguagens, conforme Portaria Nº. 302/2010/GS/SEDUC/MT (2010); Assessora Pedagógica (2011/2014); Membro da Equipe Técnica Regional dos estudos/da implementação da BNCC - Mato Grosso. Servidora efetiva da rede estadual de educação em Mato Grosso desde 2008, lotada em Sinop na Escola Estadual Enio Pipino, na qual atuou como coordenadora pedagógica em 2019. Membro da Academia Sinopense de Ciências e Letras - ASCL, cadeira 33, Patrono: Santiago Villela Marques. Desde 2017, dedica-se aos estudos da Análise de Discurso de linha francesa.

Referências

APPLE, Michael Whitman. Ideologia e currículo. 3. ed. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Original. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 24 jun. 2021.

CUETO, Adolfo Omar; ZONANA, Víctor Gustavo; FAZIO, Marisa Carina. Actualización e Innovación Curricular de la Facultad de Filosofía y Letras 2014-2017: una experiencia institucional transformadora. Mendoza: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo, 2019. Disponível em: <https://bdigital.uncu.edu.ar/objetos_digitales/12265/cueto-actualizacioneinnovacioncurricularffyl.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2021.

ZONANA, Víctor Gustavo. Introducción. In: CUETO, Adolfo Omar; ZONANA, Víctor Gustavo; FAZIO, Marisa Carina. Actualización e Innovación Curricular de la Facultad de Filosofía y Letras 2014-2017: una experiencia institucional transformadora. Mendoza: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo, 2019, p. 25-29. Disponível em: <https://bdigital.uncu.edu.ar/objetos_digitales/12265/cueto-actualizacioneinnovacioncurricularffyl.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2021.

ZONANA, Víctor Gustavo. Consideraciones finales. In: CUETO, Adolfo Omar; ZONANA, Víctor Gustavo; FAZIO, Marisa Carina. Actualización e Innovación Curricular de la Facultad de Filosofía y Letras 2014-2017: una experiencia institucional transformadora. Mendoza: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo, 2019, p. 213-228. Disponível em: <https://bdigital.uncu.edu.ar/objetos_digitales/12265/cueto-actualizacioneinnovacioncurricularffyl.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2021.

CUETO, Adolfo Omar. Presentación. In: CUETO, Adolfo Omar; ZONANA, Víctor Gustavo; FAZIO, Marisa Carina. Actualización e Innovación Curricular de la Facultad de Filosofía y Letras 2014-2017: una experiencia institucional transformadora. Mendoza: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo, 2019, p. 19-23. Disponível em: <https://bdigital.uncu.edu.ar/objetos_digitales/12265/cueto-actualizacioneinnovacioncurricularffyl.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2021.

DIEL, Jeferson Odair; BAMPI, Aumeri Carlos; NICOLETTI, Gicela Teresinha; FAZIO, Marisa Carina. Internacionalização: o caso da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat – Brasil e a Universidad Nacional de Cuyo – UNCUYO – Argentina. Anais. XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária. 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201839/101_00273.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 17 jun. 2021.

MARBACK NETO, Guilherme. A avaliação institucional como instrumento de gestão. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista, 2001.

MATO GROSSO - UNEMAT. Resolução Consuni n. 029, de 04 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a criação do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mato Grosso, Brasil, 2018. Disponível em: <http://www.unemat.br/resolucoes/resolucoes/consuni/2941_res_consuni_29_2018.pdf>. Acesso em: 25 maio 2021.

MATO GROSSO. Extrato de Convênio Marco, de 08 de agosto de 2019. Partes: Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat /Universidade Nacional de Cuyo - UNCuyo, Argentina. Vigência: 23/05/2019 a 23/05/2021. 2019. Diário Oficial de Mato Grosso, n. 27.563, p. 31. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2021.

MATO GROSSO. Retificação de Extrato, de 09 de agosto de 2019. Vigência: 22/07/2019 a 22/07/2024. 2019. Diário Oficial de Mato Grosso, n. 27.564, p. 15. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2021.

MATO GROSSO. Extrato de Convênio Marco, de 26 de maio de 2017. Vigência: 23/05/2017 a 23/05/2019. 2017. Diário Oficial de Mato Grosso, n. 27.029, p. 32. Disponível em: < file:///C:/Users/Sucesso/AppData/Local/Temp/diario_oficial_2017-05-26_completo.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2021.

PADILHA, Paulo Roberto. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZABALZA, Miguel Angel. Diseño y desarrollo curricular. 6. ed. Madrid: Narcea, 1995.

Downloads

Publicado

16/10/2023

Como Citar

de Sousa Naedzold, S. (2023). RELACIONES INTERNACIONALES ENTRE UNEMAT MATO GROSSO Y UNCUYO REPÚBLICA ARGENTINA: INTERNACIONALIZACIÓN Y GESTIÓN CURRICULAR EDUCACIONAL EN FOCO. Revista De Letras Norte@mentos, 16(46). https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11258