SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE

Autores

  • Livia Ferre UFSC

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11085

Palavras-chave:

ensino de Língua Portuguesa, Ensino-aprendizagem de línguas

Resumo

O atual cenário global de circulação, ensino e aprendizagem de línguas exige do professor preparação para lidar com contextos de aprendizagem cada vez mais fluidos. A partir de uma perspectiva pluricêntrica da língua portuguesa, este artigo relata uma experiência de ensino de língua em Timor-Leste no âmbito da administração pública. As sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011) serviram como base para a proposição de um curso essencialmente fundamentado na participação discente como forma de alcançar uma prática pedagógica colaborativa e democrática por meio do papel ativo dos aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Cooperação Brasil-Timor-Leste. Brasília.

DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um Procedimento. In: ROJO, R; SALES, G. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2011.

DURAND, F. História de Timor-Leste: da pré-história à actualidade. Lisboa: Lidel, 2009.

JÚDICE, N. Gêneros textuais no planejamento e na elaboração de módulos para o ensino de português do Brasil a estrangeiros. In: JÚDICE, N; DELL‟ ISOLA, R. Português língua estrangeira: novos diálogos. Niterói: Intertexto, 2009.

MENDES, Edleise. O ensino do português como língua estrangeira (PLE): desafios, tendências contemporâneas e políticas institucionais. In: ANDREEVA, Yana. Horizontes do saber filológico. Sófia-Bulgária: Sveti Klimente Ohridski, 2014. p. 33-45. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/32287/1/Gramatica%20verbos%20Sofia.pdf. Acesso em: 20/04/2023

PINTO, P. F. Português, Língua Intercultural ou Multicultural? Resumo disponível no Livro de Actas. Seminário Internacional de Português como Língua Estrangeira, Macau: Universidade de Macau, 21 a 24 de maio de 1997.

SANTOS, L. G. dos; BAUMVOL, L. K. Gêneros discursivos em uma sequência didática para o ensino de português como língua adicional. In: SDVOFFEN, J. R. et al. Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre: Bem Brasil, 2012.

SPANOLO, F. O Programa da Capes/ MEC: Qualificação de Docente e Ensino da Língua Portuguesa. In: SANTOS, M. A. (Org.) Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: Cooperação Internacional e Educação Timorense. Florianópolis: Editora da UDESC, 2011.

Downloads

Publicado

16/10/2023

Como Citar

Ferre, L. (2023). SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE. Revista De Letras Norte@mentos, 16(46). https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11085