UM PORTUGUÊS BEM “BRASILERIO”: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR PARA A AVALIAÇÃO DA METÁTESE NA FALA EM CONTEXTOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL

Autores

  • Diego Fernando de Oliveira UNESP

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11806

Palavras-chave:

Português língua adicional, translinguismo, pluricentrismo

Resumo

Este trabalho visa revisitar a literatura da metátese na fala e propor uma perspectiva translinguística e pluricêntrica para a sua avaliação em contextos de ensino-aprendizagem de português língua adicional. Metodologicamente, este trabalho se delineia como uma revisão de literatura. A partir da análise de nove produções científicas disponíveis em bases de dados online que abordam a metátese, este trabalho aponta a tendência de interpretação da metátese como fenômeno natural do processo de desenvolvimento linguístico, potencialmente motivada pela estrutura das sequências fonológicas e pelo conhecimento linguístico do falante. Por fim, propõese uma reflexão sobre a avaliação da metátese em contextos de ensino-aprendizagem de português língua adicional.

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Biografia do Autor

Diego Fernando de Oliveira, UNESP

Este trabalho visa revisitar a literatura da metátese na fala e propor uma perspectiva translinguística e pluricêntrica para a sua avaliação em contextos de ensino-aprendizagem de português língua adicional. Metodologicamente, este trabalho se delineia como uma revisão de literatura. A partir da análise de nove produções científicas disponíveis em bases de dados online que abordam a metátese, este trabalho aponta a tendência de interpretação da metátese como fenômeno natural do processo de desenvolvimento linguístico, potencialmente motivada pela estrutura das sequências fonológicas e pelo conhecimento linguístico do falante. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre a avaliação da metátese em contextos de ensino-aprendizagem de português língua adicional.

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Publicado

16/10/2023

Como Citar

de Oliveira, D. F. (2023). UM PORTUGUÊS BEM “BRASILERIO”: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR PARA A AVALIAÇÃO DA METÁTESE NA FALA EM CONTEXTOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL. Revista De Letras Norte@mentos, 16(46). https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11806