UMA ANÁLISE SINTÁTICA COMPARATIVA ENTRE REDAÇÕES PRODUZIDAS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E TEXTOS JORNALÍSTICOS:
ESTRUTURAS PREDOMINANTES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICASPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13541Palabras clave:
Argumentação, Artigo de opinião, Produção jornalística, Redação.Resumen
Este estudo propõe uma análise comparativa entre textos dissertativo-argumentativos produzidos por alunos do ensino médio e textos jornalísticos, especificamente redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e artigos de opinião. Enquanto as redações apresentam a opinião do autor de forma impessoal, os artigos de opinião têm como objetivo engajar e informar o leitor, utilizando argumentos pessoais e buscando uma abordagem equilibrada, transparente e objetiva. A pesquisa analisa diferentes tipos de orações, como as coordenadas sindéticas e subordinadas (adjetivas, substantivas e adverbiais), além da frequência de períodos compostos e simples. Foram selecionadas dez redações do ENEM do ano de 2023, disponíveis no site do Estratégia Concursos e Vestibulares, e dez artigos de opinião disponíveis no site Brasil de Fato. A análise concentrou-se na identificação e classificação das orações, observando a estrutura das sentenças e o uso de conectores. O objetivo é identificar as principais características que diferenciam os dois gêneros textuais e como essas características contribuem para a clareza, coesão e persuasão. A pesquisa também examina a relevância das produções jornalísticas na transmissão de informações diversificadas, promovendo uma compreensão e debate social mais amplo. A análise será fundamentada em teorias de autores como Brasil, Costa, Cordeiro, Correia, Fiorin, Fernandes, Germany, Koch, Oliveira, Zabala, Souza e Silva. Os resultados visam evidenciar diferenças e semelhanças nas estruturas e abordagens argumentativas, sugerindo a necessidade de uma maior compreensão dos gêneros jornalísticos no contexto educacional.
Descargas
Referencias
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2003. Disponível em: https://www2.unifap.br/executivo/files/2013/06/Texto-8%C2%AA-muito-al%C3%A9m-dda-gram%C3%A1tica.pdf.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025.
BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Portaria MEC nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Disponível em <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf>. Acesso em 2 abr. 2024.
BRASIL DE FATO. Uma visão popular do Brasil e do mundo. Disponível em: https://brasildefatorj.com.br/. Acesso entre os dias 5 de março e 30 de maio. 2024.
CORDEIRO, Mirella. Redação do Enem: veja todos os temas dos últimos 20 anos. Os assuntos abordados costumam ser de impacto e relevância social; veja qual foi o tema de 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/redacao-do-enem-veja-todos-os-temas-dos-ultimos-20-anos/. Acesso em 02 de maio de 2025.
COSTA, Cláudio Fernandes da. O Enem e o desenvolvimento de competências no contexto da educação para o trabalho e a cidadania. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 5, nº 9-10, jan/dez 2004. Acesso em 03 de maio de 2024.
COSTA, Thanielle Magalhães. O uso das conjunções coordenadas em processos de escrita e reescrita de textos: a construção da argumentação em artigos de opinião produzidos por estudantes. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) – Câmpus Universitário de Araguaína, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra. Araguaína -TO, 2020. Disponível em https://umbu.uft.edu.br/bitstream/11612/6537/1/THANIELLE%20MAGALH%C3%83ES%20COSTA-DISSERTA%C3%87%C3%83O-PROFLETRAS.pdf>. Acesso em 26 de maio de 2024.
CORREIA, Maria Risolina de Fátima Ribeiro. A organização textual do gênero artigo de opinião: uma abordagem à luz da teoria da estrutura retórica e da teoria das sequências textuais. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutora em Estudos Linguísticos no ano de 2018. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AY8PZE/1/1449d.pdf. Acesso em 29 de abr. 2025
FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2016.
FERNANDES, Márcia. Temas de redação que já caíram no Enem [s.d.]. Disponível em<https://www.todamateria.com.br/temas-redacao-enem/>. Acesso em 18 de maio de 2024.
GERMANY, Hilda Coca. Competências avaliadas na escrita de texto dissertativo argumentativo por alunos do ensino médio, UFMG, Belo Horizonte
2023. Disponível em< https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/65960/1/TCC_Hilda%20FINALIZADO%20ABCDE.pdf>. Acesso em 17 de maio de 2024.
GIORDAN, Isabela. Redação nota 1000: leia 10 redações da última edição do Enem. Estratégia Vestibulares, 27 de abril de 2023. Disponível em: https://vestibulares.estrategia.com/portal/materias/redacao/redacao-nota-1000-10-redacoes-ultima-edicao-enem. Acesso em 10 de jun. de 2024
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; Travaglia, L.C. A coerência textual. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992.
KOCH, Ingedore G.; Elias, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCONI, Marina de Andrade & Lakatos, Fundamentos de metodologia científica, editora Atlas S.A São Paulo. 5° edição,2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica. Editora Atlas S.A São Paulo. 8° edição, 2006.
OLIVEIRA, José Luís da Costa. Língua portuguesa: as dificuldades dos alunos do 9 ano do ensino fundamental da escola pública no processo de aprendizagem pós-pandemia. Disponível em< https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11125_TB2817_30112022233201>. Acesso em 18 de maio de 2024
SILVA, C. R. et. al. Narrativa transmídia no jornalismo: Uma análise comparativa de reportagens especiais da Folha de São Paulo e Folha de Londrina. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UFPB – 5 a 9/9/2022. Disponível em< https://portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0720202223290262d8b9eef3d60.pdf>. Acesso em 19 de maio de 2024.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Souza, Gilton Sampaio de. et al. As técnicas argumentativas em diferentes esferas da comunicação: proposta de análise em textos jornalísticos, lítero-musicais, jurídicos e acadêmicos. Revel, edição especial, vol. 14, n. 12, 2016, p. 142-164. Disponível em< https://revel.inf.br/files/ab9db4ab7e2229e32bb7dfa73f0fec1e.pdf>. Acesso em 18 de maio de 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais