Sobre a Revista

Revista de Letras Norte@mentos, ISSN 1983-8018 (Online),  é um periódico eletrônico, com publicação semestral, com temática livre na área de Letras, podendo apresentar dossiês temáticos.

Avaliada com Qualis-B2 (2017-2020) pela Capes nas áreas de Letras e Linguística, a revista recebe artigos em fluxo contínuo, submetidos unicamente pelo sistema, com publicações previstas no primeiro semestre, na edição de Estudos Literários (artigos submetidos até 31 de janeiro do ano da edição) e publicações previstas no segundo semestre, na edição dos Estudos Linguísticos, (artigos submetidos em fluxo contínuo).

Edição Atual

v. 17 n. 50 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira
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DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: OLHARES PARA OS ESTUDOS DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

O volume 17, número 50, da Revista de Letras Norte@mentos, apresenta o Dossiê Temático “Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira”, organizado pelas professoras Dra. Albina Pereira de Pinho (UNEMAT), Dra. Queila Barbosa Lopes (UFAC), Dra. Luana Ferreira Rodrigues (UFAM) e professor Dr. Luís Henrique Serra (UFMA). Consoante os estudos linguísticos produzidos em universo amazônico brasileiro, esta chamada reuniu pesquisas de linguistas, linguistas aplicados e perspectivas teóricas distintas, que atuem e cujos trabalhos tenham como ambiente a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas na Amazônia brasileira. A principal finalidade dessa proposição consiste em reunir diferentes visões da própria Amazônia Legal sobre ela mesma. É a própria Amazônia olhando suas questões linguísticas, educacionais e culturais e recebendo contribuições de fora para que, em uma soma de olhares, possa-se entender melhor essa diversidade. A escolha da Amazônia como centralidade deste Dossiê Temático é estratégica. A região é reconhecida por sua rica diversidade cultural e linguística, com a presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e migrantes de diversas origens, que compartilham espaços com cidades e culturas cosmopolitas e pungentes, formando um caleidoscópio de culturas e modos de vida que se refletem na língua e no ensino. Essa diversidade representa um desafio, mas também uma grande oportunidade para a educação, a pesquisa e a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Este Dossiê Temático oferece onze artigos que compartilham resultados de pesquisas e experiências pedagógicas desenvolvidas por diversos pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do país, a partir de diferentes enfoques teórico- metodológicos, possibilitando acompanhar um pouco da complexidade das relações compreendidas nesse espaço territorial e nos estudos realizados sobre a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas nesta região.

Publicado: 26/11/2024

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Dra. Albina Pereira de Pinho
    1
  • APRESENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.6531
    Dra. Albina Pereira de Pinho
    8

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

  • A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO AMAZONAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12729
    Dra. Raynice Geraldine da Silva, Me. João Eduardo Silva de Souza
    13
  • FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA: FRAGILIDADES E CAMINHOS SOB O VERNIZ DE POLÍTICAS PÚBLICAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12715
    Me. Romeu Donatti
    35
  • UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12948
    Dra. Albina Pereira de Pinho , Ma. Adriana A. Carvalho Pereira, Ma. Márcia Vacario
    56
  • A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JUPORIJUP – TI APIAKÁ-KAYABI, JUARA/MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12734
    Dra. Maria do Socorro Vieira Coelho, Ma. Daniella Corrêa Alvarenga
    77
  • AS ANCESTRALIDADES FEMININAS SHANENAWA: LINGUAGENS, IDENTIDADES, ESPIRITUALIDADES E SABERES COMO HERANÇA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12634
    Dr. Shelton Lima de Souza, Ma. Maria Abijicélia Brandão da Silva Shanenawa
    95
  • A SÍNCOPE DE VOGAIS POSTÔNICAS NÃO-FINAIS NA MESORREGIÃO DO NORDESTE PARAENSE.

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12728
    Dra. Marilucia B. de Oliveira, Ma. Ana Paula Magno, Esp. Jamille Cardoso e Cardoso
    116
  • ATITUDES LINGUÍSTICAS DE BRASILEIROS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12744
    Dra. Loremi Loregian-Penkal, Ma. Fernanda Priscila Carraro, Me. Mauri da Cruz de Morais
    138
  • ENTRE CONTEXTOS, CULTURAS E IDENTIDADES: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA UFAM

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12747
    Dra. Marta de Faria e Cunha Monteiro, Ana Carolina Alves de Souza Santos, Lucas Fernandes Pinheiro
    157
  • DO PNLD AO SISTEMA APOSTILADO: O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO NOVO MATERIAL DIDÁTICO DO ESTADO DE MATO GROSSO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12742
    Marília Silva Vieira Pereira, Paula de Col Campanha
    169
  • CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA LÍNGUAS INDÍGENAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12737
    Dr. Luiz Fernando Ferreira, Dra. Lara Frutos
    190
  • O MÉTODO DE ENSINO POR TAREFAS COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO NO ENSINO DO NHEENGATÚ COMO L2 NO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO RIO NEGRO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12727
    Ma. Eneida Alice Gonzaga dos Santos, Ma. Cristina de Cássia Borella
    215
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