A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA:

A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JUPORIJUP – TI APIAKÁ-KAYABI, JUARA/MT

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Identidade e Interculturalidade. Educação Escolar Indígena. Povo Kawaiweté/Kayabi.

Resumo

A interculturalidade se constrói pelo diálogo. Por isso, este artigo analisa diálogos interculturais entre saberes e as práticas pedagógicas na Escola Indígena Juporijup, do Povo Kawaiweté/Kayabi. A Sociolinguística Educacional, alguns estudos sobre contato entre línguas e o plurilinguismo embasaram a argumentação teórica. Utilizaram-se as pesquisas bibliográfica, documental, qualitativo-etnográfica e de campo, que possibilitaram a análise dos saberes e práticas culturais das três escolas. Os resultados apontaram ser necessário garantir o direito ao ensino bilíngue, português e Kawaiweté, sempre na observância das especificidades desse povo e do plurilinguismo aspectos garantidos no currículo dessa escola que preserva os saberes culturais, valorizando, sobremaneira, a língua Kawaiweté.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de janeiro: DP&A, 2003.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. São Paulo: ISA, 2023. Disponível em: http://www.socioambiental.org/pib/portugues/quonqua/quadro.asp. Acesso em: 14 jun. 2023.

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História in Antropologia Estrutural II. Rio de Janeiro:

Tempo Brasileiro, 1976, capítulo XVIII, p. 328-366.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Projeto Político Pedagógico Escola Estadual Indígena Educação Básica Juporijup. Cuiabá: SEDUC/MT, 2022a.

MELATTI, Júlio César. Índios do Brasil. 48. ed. São Paulo: Hucitec, 1983.

MONTENEGRO, Márcia Maria Nunes. Professor Caboclo: Educando na Diversidade para a Diversidade, Manaus. BK Ed. 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. A didática como mediação na construção da identidade do professor uma experiência de ensino e pesquisa na Licenciatura. In: ANDRÉ, Marli; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (org.). Alternativas ao ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997.

WEIGEL, Valéria Augusta de Medeiros. Escolas de branco em maloka de índio. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2000.

Downloads

Publicado

26/11/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

Como Citar

A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA:: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JUPORIJUP – TI APIAKÁ-KAYABI, JUARA/MT. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(50), 77. https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12734

Artigos Semelhantes

1-10 de 265

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.