A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA:

A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JUPORIJUP – TI APIAKÁ-KAYABI, JUARA/MT

Authors

  • Dra. Maria do Socorro Vieira Coelho Unimontes-Unemat/Sinop
  • Daniella Corrêa Alvarenga Unemat/Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12734

Keywords:

Cultura, Identidade e Interculturalidade. Educação Escolar Indígena. Povo Kawaiweté/Kayabi.

Abstract

A interculturalidade se constrói pelo diálogo. Por isso, este artigo analisa diálogos interculturais entre saberes e as práticas pedagógicas na Escola Indígena Juporijup, do Povo Kawaiweté/Kayabi. A Sociolinguística Educacional, alguns estudos sobre contato entre línguas e o plurilinguismo embasaram a argumentação teórica. Utilizaram-se as pesquisas bibliográfica, documental, qualitativo-etnográfica e de campo, que possibilitaram a análise dos saberes e práticas culturais das três escolas. Os resultados apontaram ser necessário garantir o direito ao ensino bilíngue, português e Kawaiweté, sempre na observância das especificidades desse povo e do plurilinguismo aspectos garantidos no currículo dessa escola que preserva os saberes culturais, valorizando, sobremaneira, a língua Kawaiweté.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

References

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de janeiro: DP&A, 2003.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. São Paulo: ISA, 2023. Disponível em: http://www.socioambiental.org/pib/portugues/quonqua/quadro.asp. Acesso em: 14 jun. 2023.

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História in Antropologia Estrutural II. Rio de Janeiro:

Tempo Brasileiro, 1976, capítulo XVIII, p. 328-366.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Projeto Político Pedagógico Escola Estadual Indígena Educação Básica Juporijup. Cuiabá: SEDUC/MT, 2022a.

MELATTI, Júlio César. Índios do Brasil. 48. ed. São Paulo: Hucitec, 1983.

MONTENEGRO, Márcia Maria Nunes. Professor Caboclo: Educando na Diversidade para a Diversidade, Manaus. BK Ed. 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. A didática como mediação na construção da identidade do professor uma experiência de ensino e pesquisa na Licenciatura. In: ANDRÉ, Marli; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (org.). Alternativas ao ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997.

WEIGEL, Valéria Augusta de Medeiros. Escolas de branco em maloka de índio. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2000.

Published

2024-11-26

Issue

Section

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

How to Cite

Coelho, D. M. do S. V., & Corrêa Alvarenga, D. (2024). A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA:: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JUPORIJUP – TI APIAKÁ-KAYABI, JUARA/MT. Revista De Letras Norte@mentos, 17(50), 77. https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12734