CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA LÍNGUAS INDÍGENAS

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Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de línguas indígenas, educação escolar indígena, materiais didático-pedagógicos indígenas, metodologias de ensino

Resumo

A existência de materiais pedagógicos para línguas indígenas é uma ferramenta fundamental para a preservação dessas línguas (D’angelis, 2014, Amaral, 2020). Apesar das populações indígenas terem o ensino de suas línguas previsto nos dispositivos legais (BRASIL, 1988, 1993, 1998), há uma série de obstáculos para o desenvolvimento de materiais pedagógicos que dêem conta de todas as línguas e que abarquem desde os primeiros anos da educação escolar até o ensino médio. O objetivo deste artigo é discutir tais obstáculos e apresentar uma proposta que pode ser adotada para o desenvolvimento de materiais didáticos de línguas indígenas tendo sempre como norte a revitalização e manutenção dessas línguas. 

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Publicado

26/11/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

Como Citar

CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA LÍNGUAS INDÍGENAS. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(50), 190. https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12737

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