CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA LÍNGUAS INDÍGENAS

Authors

Keywords:

Ensino-aprendizagem de línguas indígenas, educação escolar indígena, materiais didático-pedagógicos indígenas, metodologias de ensino

Abstract

A existência de materiais pedagógicos para línguas indígenas é uma ferramenta fundamental para a preservação dessas línguas (D’angelis, 2014, Amaral, 2020). Apesar das populações indígenas terem o ensino de suas línguas previsto nos dispositivos legais (BRASIL, 1988, 1993, 1998), há uma série de obstáculos para o desenvolvimento de materiais pedagógicos que dêem conta de todas as línguas e que abarquem desde os primeiros anos da educação escolar até o ensino médio. O objetivo deste artigo é discutir tais obstáculos e apresentar uma proposta que pode ser adotada para o desenvolvimento de materiais didáticos de línguas indígenas tendo sempre como norte a revitalização e manutenção dessas línguas. 

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMARAL, Luiz. A framework for designing pedagogical materials in Indigenous languages: examples from Brazil and Mexico. Tellus, p. 145-166, 2020.

ANCHIETA, José de. Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil. Coimbra: António de Mariz, 1595.

BATISTA, Ronaldo de O..Descrição de línguas indígenas em gramáticas missionárias do Brasil colonial. DELTA: Documentação De Estudos Em Lingüística Teórica E Aplicada, 21(1), 121–147, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC, 1993.

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC - Secretaria da Educação Fundamental, 1998.

CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

CIOLA, Lucas Blaud. Língua Karitiana - YJXA! Gramática Escolar. São Paulo: Paulistana, 2017.

D’ANGELIS, Wilmar R. 2014. Línguas Indígenas no Brasil: urgência de ações para que sobrevivam. In Anari B. Bomfim & Francisco V. Ferreira da Costa (orgs.), Revitalização de língua indígena e educação escolar indígena inclusiva. Salvador: Egba, p. 93-117.

DENI, Bahavi; DENI, Mahiza; DENI, Misiha; DENI, Maru; DENI, Vamuna; DENI, Zuzurivi; DENI, Saravi. Ivimari Deni - Nossa Língua Deni: Cartilha de alfabetização e textos de leitura. São Leopoldo/RS: COMIN, 2003.

FIGUEIRA, Luís. Arte da Lingva Brasilica. Lisboa: Manoel da Silva, [1621?]

FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. São Paulo: SE/CNEP, 1991.

FREIRE, José Ribamar Bessa. Rio Babel: a história das línguas na Amazônia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

GERALDI, João. W. Portos de passagem. 4ª Ed. Martins Fontes, 1997.

LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988.

LEFFA, Vilson José. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In:______. (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 13-38.

LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano Rio de Janeiro: EdUERJ 1999.

MACDONELL, Ronaldo Beaton. Makuusipe karemet’pe awanî: uma gramática pedagógica da língua Macuxi. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.

MARCOLINO, Claudino [et al.]. Lições de Gramatica Nhandewa-Guarani - vol. I. 63 p. ed. 1. Campinas, SP. Curt Nimuendaju, 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOORE, Denny; GABAS, Nilson. O Futuro das Línguas Indígenas Brasileiras. In: Louis Forline; Ima Vieira; Rui Murrieta. (Org.). Amazônia além dos 500 Anos. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006, p. 433-454.

MOORE, Denny; VILACY GALUCIO, Ana; GABAS, Nilson. O desafio de documentar e preservar as línguas amazônicas. Scientific American (Brazil), No. 3, 2008.

MOSELEY, Christopher (ed.). Atlas of the World’s Languages in Danger. 3rd. edition. Paris: UNESCO Publishing, 2010.

MURPHY, Raymond. English grammar in use. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

RODRIGUES, Aryon. Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas. Delta, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 83-103, 1993.

Published

2024-11-26

Issue

Section

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

How to Cite

CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA LÍNGUAS INDÍGENAS. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(50), 190. https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12737

Similar Articles

1-10 of 748

You may also start an advanced similarity search for this article.