ENTRE CONTEXTOS, CULTURAS E IDENTIDADES:

UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA UFAM

Autores

  • Dra. Marta de Faria e Cunha Monteiro Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Carolina Alves de Souza Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Lucas Fernandes Pinheiro Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12747

Palavras-chave:

Representações, Livro didático de Inglês, Ensino-aprendizagem de Inglês, Formação de professores de Inglês.

Resumo

No presente artigo analisamos as representações de contextos e culturas sobre a série didática English From Zero. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica ancorada em Gil (2002) e Stake (2011), e interpretamos essas representações com base nas contribuições de Almeida Filho (2007), Celani (2016), Fontana (2015), Freire (2005), Leffa (2006; 2008), Rajagopalan (2003; 2009), Siqueira (2010; 2012; 2015) e Vygotsky (1998). Os resultados apontaram que a contextualização do material em questão possibilita promover maior identificação com a realidade do estudante no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, ratificando a importância da formação de professores de línguas para a adaptação do livro didático em suas aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dra. Marta de Faria e Cunha Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (PPGLg - 2014) na área de concentração em Linguística Aplicada; Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC (2009); Mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999); Licenciada em Letras - Língua e Literatura Inglesa (1993) e Bacharel em Administração de Empresas (1983) pela mesma instituição. Iniciou a profissão docente como professora do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos - ICBEU e atualmente é professora Associada II da UFAM, lotada na Faculdade de Letras - FLet, atuando no Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa desde 08/04/1994 (há quase 30 anos) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) desde 01/08/2014. Tem experiência no planejamento e coordenação de cursos e projetos em Letras e na Linguística Aplicada, atuando principalmente, na área da formação de professores da educação básica, de Inglês para Fins Específicos IFE, dos letramentos, dos discursos, de identidades, da educação bilíngue, da elaboração de material didático e da metodologia da pesquisa científica. Na UFAM foi Chefe e Subchefe do extinto Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras - DLLE e ocupou cargos como os de Coordenadora Acadêmica do Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa, dos Cursos de Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (Turmas 1 e 2), de Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu do extinto ICHL, atual IFCHS, de Coordenadora Administrativa do Programa Idiomas sem Fronteiras IsF, de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Línguas NucLi do IsF na UFAM e de Coordenadora do Convênio 05/2018 entre a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC/AM e UFAM. Tem apresentado comunicações em eventos de Linguística Aplicada, de formação de professores e do ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos - LinFe, entre outros. Atualmente é Gestora do recurso POSGRAD/FAPEAM 2022/2023 alocado para o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM.

  • Ana Carolina Alves de Souza Santos, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2023). Foi bolsista CNPQ pelo programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFAM em 2020/2021, atuou como professora-estagiária no Projeto Centro de Estudos de Línguas - CEL da UFAM em 2022-2023, e como bolsista do Projeto SUPER Projeto para Educação e Pesquisa também da UFAM nesse mesmo período. Atualmente cursa o mestrado em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras PPGL da UFAM. Suas áreas de interesse envolvem a formação de professores para o ensino-aprendizagem de inglês, educação bilíngue, livro didático de inglês, e representações sociais.

  • Lucas Fernandes Pinheiro, Universidade Federal do Amazonas

    Graduado em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Atuou como professor de Língua Inglesa da TASK WP1-INGLÊS (2021) do projeto SUPER (parceria ICOMP-FLET/UFAM), ministrando aulas para alunos matriculados nos cursos de graduação do Instituto de Computação da UFAM. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2020-2022) com pesquisas que versam sobre o ensino e aprendizagem de línguas, as habilidades linguísticas, e análise de livros didáticos de língua estrangeira. Atuou como residente pedagógico CAPES (2020-2022), vinculado ao projeto UFAM - Língua Inglesa - 13092, e como professor estagiário do Projeto de extensão Centro de Estudos de Línguas - CEL (2019) da Faculdade de Letras - FLET/UFAM. Atuou também como monitor acadêmico no curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa (2021). Atualmente é aluno da pós-graduação (mestrado) em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFAM. 

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Escolha e produção de material didático para um ensino comunicativo de línguas. Contexturas: ensino de língua inglesa. Apliesp: Campinas, SP, v. 2, p. 34-52, 1994.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada - Ensino de Línguas e Comunicação. 2a ed. Campinas, SP: Pontes Editores; Arte Língua, 2007.

BRANQUINHO, D. B. Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

CORRÊA, E. S. A política de formação de professores de língua inglesa e os desafios da prática cotidiana na escola pública. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

CRYSTAL, D. English as a global language. Cambridge University Press, 2003.

CUNNINGSWORTH, A. Choosing your coursebook. Oxford: Heinemann, 1995.

FONTANA, B. Princípios da teoria sociocultural, práticas de sala de aula e formação de professores. In: BARCELOS, P. S. C. C.; ROTTAVA, L. Reflexões em linguística aplicada à formação de professores de línguas e a prática em sala de aula: caminhos e expectativas, 2015.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido: Saberes Necessários à Prática Educativa. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 1969/2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KACHRU, B. B. World Englishes and applied linguistics. World Englishes. Vol. 9. No. I, pp. 3-20, 1990.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional. In: KARWOSKI, Acir Mário; BONI, Valéria de Fátima Carvalho Vaz (Orgs.). Tendências contemporâneas no ensino de inglês. União da Vitória, PR: Kaygangue, 2006. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Lingua_hegemonia_solidariedade.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2024.

LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V. J (Org.). Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008. p. 15-41. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/prod_mat.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2024.

MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta. Parábola Editorial, 2013.

MONTEIRO, M. F. C. Discurso, identidade e agentividade de professores de L2 no Parfor/AM: um estudo à luz do letramento crítico (LC). Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

PINHEIRO, L. F. A série didática English From Zero e seus aspectos autorais enquanto recurso-base na construção da competência comunicativa dos alunos no Projeto SUPER. Relatório final de Iniciação Científica. Programa de Bolsas de Iniciação Científica, UFAM, 2022.

RAJAGOPALAN, K. The Identity of ‘World English’. In: Gonçalves; G. R.; Almeida, S, R, G.; Paiva, V. L. M. O, Rodrigues-Júnior, S, A. (Org.). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG. p. 97-107, p. 2009.

SILVA, A. V. T et al.; RODRIGUES, T. B. S.; CORRÊA, E. S. (org.) Manaus (AM): EDUA, 2021. English from zero [recurso eletrônico]: book 1. Disponível em: https://bit.ly/3vqqu16. Acesso em: 24 de julho de 2024.

SILVA, A. V. T et al.; RODRIGUES, T. B. S.; CORRÊA, E. S. (org.) Manaus (AM): EDUA, 2021. English from zero [recurso eletrônico]: book 2. Disponível em: https://bit.ly/3hT9hcR. Acesso em: 24 de julho de 2024.

SILVA, A. V. T et al.; RODRIGUES, T. B. S.; CORRÊA, E. S. (org.) Manaus (AM): EDUA, 2021. English from zero [recurso eletrônico]: book 3. Disponível em: https://bit.ly/3g4uWwj. Acesso em: 24 de julho de 2024.

SILVA, I. R.; KUMADA, K. O.; NOGUEIRA, A. O uso da narrativa como instrumento didático para o ensino de português para surdos. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. (orgs). Materiais Didáticos Para o Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 251-284.

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Estudos Linguísticos e Literários, n.52, ago-dez|2015, Salvador: p. 231-256, 2015.

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Salvador, 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Bahia, 2008.

SIQUEIRA, D. S. P. Se o inglês está no mundo, onde está o mundo nos materiais didáticos de inglês? In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. (orgs). Materiais Didáticos Para o Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 311-354.

TAVARES, J. R. Representações de professores de inglês da escola pública sobre o livro didático e recursos de apoio: um estudo de caso em Manaus. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem (2ª ed.). São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

26/11/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

Como Citar

ENTRE CONTEXTOS, CULTURAS E IDENTIDADES:: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA UFAM. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(50), 157. https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12747

Artigos Semelhantes

1-10 de 755

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.