ENTRE CONTEXTOS, CULTURAS E IDENTIDADES:
UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA UFAM
Palabras clave:
Representações, Livro didático de Inglês, Ensino-aprendizagem de Inglês, Formação de professores de Inglês.Resumen
No presente artigo analisamos as representações de contextos e culturas sobre a série didática English From Zero. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica ancorada em Gil (2002) e Stake (2011), e interpretamos essas representações com base nas contribuições de Almeida Filho (2007), Celani (2016), Fontana (2015), Freire (2005), Leffa (2006; 2008), Rajagopalan (2003; 2009), Siqueira (2010; 2012; 2015) e Vygotsky (1998). Os resultados apontaram que a contextualização do material em questão possibilita promover maior identificação com a realidade do estudante no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, ratificando a importância da formação de professores de línguas para a adaptação do livro didático em suas aulas.
Descargas
Referencias
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Escolha e produção de material didático para um ensino comunicativo de línguas. Contexturas: ensino de língua inglesa. Apliesp: Campinas, SP, v. 2, p. 34-52, 1994.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada - Ensino de Línguas e Comunicação. 2a ed. Campinas, SP: Pontes Editores; Arte Língua, 2007.
BRANQUINHO, D. B. Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
CORRÊA, E. S. A política de formação de professores de língua inglesa e os desafios da prática cotidiana na escola pública. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
CRYSTAL, D. English as a global language. Cambridge University Press, 2003.
CUNNINGSWORTH, A. Choosing your coursebook. Oxford: Heinemann, 1995.
FONTANA, B. Princípios da teoria sociocultural, práticas de sala de aula e formação de professores. In: BARCELOS, P. S. C. C.; ROTTAVA, L. Reflexões em linguística aplicada à formação de professores de línguas e a prática em sala de aula: caminhos e expectativas, 2015.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido: Saberes Necessários à Prática Educativa. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 1969/2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KACHRU, B. B. World Englishes and applied linguistics. World Englishes. Vol. 9. No. I, pp. 3-20, 1990.
LEFFA, V. J. Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional. In: KARWOSKI, Acir Mário; BONI, Valéria de Fátima Carvalho Vaz (Orgs.). Tendências contemporâneas no ensino de inglês. União da Vitória, PR: Kaygangue, 2006. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Lingua_hegemonia_solidariedade.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2024.
LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V. J (Org.). Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008. p. 15-41. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/prod_mat.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2024.
MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta. Parábola Editorial, 2013.
MONTEIRO, M. F. C. Discurso, identidade e agentividade de professores de L2 no Parfor/AM: um estudo à luz do letramento crítico (LC). Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
PINHEIRO, L. F. A série didática English From Zero e seus aspectos autorais enquanto recurso-base na construção da competência comunicativa dos alunos no Projeto SUPER. Relatório final de Iniciação Científica. Programa de Bolsas de Iniciação Científica, UFAM, 2022.
RAJAGOPALAN, K. The Identity of ‘World English’. In: Gonçalves; G. R.; Almeida, S, R, G.; Paiva, V. L. M. O, Rodrigues-Júnior, S, A. (Org.). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG. p. 97-107, p. 2009.
SILVA, A. V. T et al.; RODRIGUES, T. B. S.; CORRÊA, E. S. (org.) Manaus (AM): EDUA, 2021. English from zero [recurso eletrônico]: book 1. Disponível em: https://bit.ly/3vqqu16. Acesso em: 24 de julho de 2024.
SILVA, A. V. T et al.; RODRIGUES, T. B. S.; CORRÊA, E. S. (org.) Manaus (AM): EDUA, 2021. English from zero [recurso eletrônico]: book 2. Disponível em: https://bit.ly/3hT9hcR. Acesso em: 24 de julho de 2024.
SILVA, A. V. T et al.; RODRIGUES, T. B. S.; CORRÊA, E. S. (org.) Manaus (AM): EDUA, 2021. English from zero [recurso eletrônico]: book 3. Disponível em: https://bit.ly/3g4uWwj. Acesso em: 24 de julho de 2024.
SILVA, I. R.; KUMADA, K. O.; NOGUEIRA, A. O uso da narrativa como instrumento didático para o ensino de português para surdos. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. (orgs). Materiais Didáticos Para o Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 251-284.
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Estudos Linguísticos e Literários, n.52, ago-dez|2015, Salvador: p. 231-256, 2015.
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Salvador, 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Bahia, 2008.
SIQUEIRA, D. S. P. Se o inglês está no mundo, onde está o mundo nos materiais didáticos de inglês? In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. (orgs). Materiais Didáticos Para o Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 311-354.
TAVARES, J. R. Representações de professores de inglês da escola pública sobre o livro didático e recursos de apoio: um estudo de caso em Manaus. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem (2ª ed.). São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Letras Norte@mentos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais