O MÉTODO DE ENSINO POR TAREFAS COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO NO ENSINO DO NHEENGATÚ COMO L2 NO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO RIO NEGRO

Autores

  • Ma. Eneida Alice Gonzaga dos Santos UFAM/UFRJ
  • Ma. Cristina de Cássia Borella UFAM/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12727

Palavras-chave:

Nheengatú, ensino de segunda língua, ensino de línguas baseado em tarefas, formação de professores indígenas.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a elaboração e os resultados de uma oficina de ensino L2, realizada com alunos da “Licenciatura Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável - turma Nheengatú – no município de Santa Isabel do Rio Negro” (UFAM). A oficina foi realizada com base no “Método de Ensino Baseado em Tarefas”, que consiste em dar ênfase na aprendizagem feita por meio da comunicação interativa na L2, introduzindo textos autênticos no processo ensino-aprendizagem, levando para a sala de aula a língua viva/ativa, e a experiência pessoal do aprendiz como elemento que contribui para o sucesso do trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ma. Cristina de Cássia Borella, UFAM/UFRJ

    Professora do Curso de Letras Língua Portuguesa e da Licenciatura Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável da UFAM. Mestre em Linguística e aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ.

Referências

BRANDEN, Kris Van den. Task-based Language Education. From Theory to Practice. Reino Unido: Cambridge University Press.,2006.

BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles. Na Interactive Approach to Language Pedagogy. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.

_______. Principles of Language Learning and Teaching. Third Edition. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.

CESTEROS, Susana Pastor. Aprendizaje de Segundas Lenguas. Lingüística Aplicada a la enseñanza de idiomas. Alicante: Plubicaciones de la Universidad de Alicante, 2004.

MELLO, Heloísa Augusta Brito de. O Falar Bilíngue. Goiânia: Editora da UFG, 1999.

NUNAN, David. Task-Based Language Teaching. Reino Unido: Cambridge University Press, 2004.

RICHARDS, Jack C. and RODGERS, Theodore S. Approaches and Methods in Language Teaching Second Edition. Reino Unido: Cambridge University Press, 2005.

ROMAINE, Suzanne. The bilingual and multilingual community. In. Tej K. Bhatia and William C. Ritchie (orgs.) The handbook of bilingualism. Reino Unido: Blackwell Handbooks in Linguistics, 2006, p. 385-405

UFAM. Projeto Político Pedagógico da Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, 2014.

Downloads

Publicado

26/11/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

Como Citar

O MÉTODO DE ENSINO POR TAREFAS COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO NO ENSINO DO NHEENGATÚ COMO L2 NO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO RIO NEGRO. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(50), 215. https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12727

Artigos Semelhantes

1-10 de 792

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.