v. 17 n. 50 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira
DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: OLHARES PARA OS ESTUDOS DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
O volume 17, número 50, da Revista de Letras Norte@mentos, apresenta o Dossiê Temático “Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira”, organizado pelas professoras Dra. Albina Pereira de Pinho (UNEMAT), Dra. Queila Barbosa Lopes (UFAC), Dra. Luana Ferreira Rodrigues (UFAM) e professor Dr. Luís Henrique Serra (UFMA). Consoante os estudos linguísticos produzidos em universo amazônico brasileiro, esta chamada reuniu pesquisas de linguistas, linguistas aplicados e perspectivas teóricas distintas, que atuem e cujos trabalhos tenham como ambiente a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas na Amazônia brasileira. A principal finalidade dessa proposição consiste em reunir diferentes visões da própria Amazônia Legal sobre ela mesma. É a própria Amazônia olhando suas questões linguísticas, educacionais e culturais e recebendo contribuições de fora para que, em uma soma de olhares, possa-se entender melhor essa diversidade. A escolha da Amazônia como centralidade deste Dossiê Temático é estratégica. A região é reconhecida por sua rica diversidade cultural e linguística, com a presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e migrantes de diversas origens, que compartilham espaços com cidades e culturas cosmopolitas e pungentes, formando um caleidoscópio de culturas e modos de vida que se refletem na língua e no ensino. Essa diversidade representa um desafio, mas também uma grande oportunidade para a educação, a pesquisa e a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Este Dossiê Temático oferece onze artigos que compartilham resultados de pesquisas e experiências pedagógicas desenvolvidas por diversos pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do país, a partir de diferentes enfoques teórico- metodológicos, possibilitando acompanhar um pouco da complexidade das relações compreendidas nesse espaço territorial e nos estudos realizados sobre a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas nesta região.