PÓS-MODERNISMO E UTOPIA EM HARMADA, DE JOÃO GILBERTO NOLL

Autores

  • Vinícius de Oliveira Prusch Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12145

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Pós-modernismo, Utopia, Distopia

Resumo

O trabalho apresenta uma versão resumida de um capítulo da dissertação do autor, intitulada Narradores do neoliberalismo brasileiro: João Gilberto Noll e Luis Ruffato e aprovada em 15 de dezembro de 2023. Trata-se de uma análise do romance Harmada, de João Gilberto Noll, à luz da realidade neoliberal do Brasil de princípios dos anos 90. Como aspectos centrais da narrativa, identificou-se uma presença simultânea de elementos modernos e pós-modernos, utópicos e distópicos, que foram lidos como expressões de um tempo em que conviviam neoliberalismo caótico e uma esquerda forte em nível local.

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Biografia do Autor

  • Vinícius de Oliveira Prusch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Mestre em Literatura, Sociedade e História da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa Literatura, Canção e Sociedade no Brasil dos Séculos XX e XXI. Pesquisa sobre pós-modernidade, neoliberalismo e estética e possui interesse nas áreas de literatura brasileira, música popular e ensino, com especial inclinação à tradição da teoria crítica. Atuou por dois anos como professor voluntário de Literatura no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (PEAC). 

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Publicado

02/05/2024

Edição

Seção

Artigos Estudos Literários

Como Citar

PÓS-MODERNISMO E UTOPIA EM HARMADA, DE JOÃO GILBERTO NOLL. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(47). https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12145

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