A CORAGEM DE DANSO DE KIUSAM OLIVEIRA: LITERATURA NEGRO BRASILEIRA PARA AS INFÂNCIAS E TIPOLOGIA TEXTUAL NARRATIVA

Auteurs

  • Luana Passos PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola)
  • Leandro Passos ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros

DOI :

https://doi.org/10.30681/rln.v18i53.13589

Mots-clés :

infâncias negras, literatura Negro-brasileira, poética literária, tipologia textual narrativa

Résumé

Este artigo analisa os elementos e a estrutura da tipologia textual narrativa da obra A Coragem de Danso (2024) de Kiusam Oliveira, ilustrada por Paulica Santos, enfatizando como o “drama/conflito” do texto é construído de forma elíptica. Argumenta-se que essa estratégia se configura como uma poética literária negro-brasileira que se torna coerente para crianças e jovens. Para tanto, utilizam-se como fundamentação teórica os estudos de Bazerman (2020) sobre gênero e tipologia textual, Luís Silva Cuti (2010) sobre Literatura Negro-brasileira, e Luana Passos (2024) sobre Ginga Literária e a Linguagem Kiusamiana. A obra representa uma narrativa significativa no contexto da literatura infantil e juvenil negro-brasileira, evidenciando a preocupação das mães negras brasileiras com o futuro de seus filhos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Luana Passos, PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola)

    Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de São José do Rio Preto - na linha de pesquisa História, Cultura e Literatura com estudos sobre literatura de matriz africana para crianças e jovens (2024). Possui mestrado em Estudos Linguísticos, área de Análise Linguística (Oralidade e Letramento) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE/SJRP-2011), e graduação em Pedagogia pela mesma Instituição (2008). Atua como Agente Regional no PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola), e Formadora de Professores da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto (SP), com a temática da Cultura e a História Africana e Afro-brasileira atendendo as práticas pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639/03 e da Educação das Relações Étnico-raciais

  • Leandro Passos, ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros

    Pós-doutorado em Letras pela UNESP (2018-2020). Possui doutorado em Letras pela UNESP (2012); mestrado em Estudos Literários pela UNESP-FCL de Araraquara (2008) e graduação em Letras pela UNESP (2004). Participa dos Grupos de Pesquisa: Vertentes do Fantástico na Literatura, e Gênero e Raça.

Références

BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio; Judith Chambliss Hofnagel (Orgs.); Judith Chambliss Hoffnagel (Tradução) – 2.ed. – Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2020.

BORGES, Roxana Cardoso Brasileira. Direito ao nome africano, preconceito e afirmação da identidade cultural no Brasil. Revista Fórum de Direito Civil – RFDC, Belo Horizonte, ano 3, n.7, p.35-51. set./dez.2014

CAVALLEIRO, Eliane. In: SANTOS, Jussara. A Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas. Campinas: SP: Papirus, 2024.

CUTI, Luiz Silva. Literatura Negro-afrobrasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.

EVARISTO, Conceição. Poemas Malungos – Cânticos Irmãos. Tese (Doutorado em Letras), Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, p. 223-244, 1984.

LÓPES, Maria Emília. A placenta exterior: o contato e leitura com bebês. In: BITTENS, Cássia Vianna. Literatura de berço: sobre o livro para bebês e a leitura na primeira infância. São Paulo: Bom Bini Editorial, 2023.

LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, v. 26, p. 63–81, 2023.

MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Globo, 2009.

NASCIMENTO, Abdias. O Brasil na mira do pan-africanismo. Salvador: EDUFBA/CEAO, 2002.

OLIVEIRA, KIUSAM. A coragem de Danso. Ilustração de Paulica Santos. São Paulo: Perabook, 2024.

OLIVEIRA, Kiusam Regina de. Literatura Negro-brasileira do Encantamento e as Infâncias: Reencantando corpos negros. Feira Literária Brasil - África de Vitória-ES, v. 1, n. 3, 2020.

PASSOS, Luana. Poéticas de identidade e ancestralidade negra na literatura para crianças e jovens. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2024.

SANTOS, Jussara. A Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas. Campinas: SP: Papirus, 2024.

SILVA, Ayodele Floriano. Personagens negras infantis: retalhos de histórias. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022.

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Fragmentos de um discurso sobre afetividade. In: BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e fazeres: modos de ver. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006, p. 101-112.

Téléchargements

Publiée

2025-08-13

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático 2025/1: A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM NOVOS CONTEXTOS PARA NOVOS LEITORES

Comment citer

Passos, L., & Passos, L. (2025). A CORAGEM DE DANSO DE KIUSAM OLIVEIRA: LITERATURA NEGRO BRASILEIRA PARA AS INFÂNCIAS E TIPOLOGIA TEXTUAL NARRATIVA. Revista De Letras Norte@mentos, 18(53), 153-172. https://doi.org/10.30681/rln.v18i53.13589