LEITURA DIALÓGICA E CULTURA POPULAR
PRÁTICAS DE ORALIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14289Palavras-chave:
Letramento literário, Oralidade, Cordel, Ensino de literaturaResumo
Este artigo apresenta um trabalho que articula literatura, oralidade e cultura popular por meio da leitura dialógica da obra A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos, e da produção de cordéis em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Afogados da Ingazeira, Pernambuco. A pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre letramento literário com base em Cosson (2009) e Almeida (2025), na Estética da Recepção em Iser (1996) e nas contribuições de Pinheiro (2018) e Lima (2024) sobre poesia e oralidade na escola. A metodologia, de caráter pesquisa-ação (Gil, 1999), contemplou tertúlias literárias dialógicas como gênero oral, oficinas de oralidade e oficinas de produção de cordel em etapas coletiva, grupal e individual. Os resultados evidenciam que a articulação entre leitura literária e oralidade, mediada pelo cordel, promoveu engajamento, criticidade e expressividade multimodal, aproximando os estudantes da literatura e fortalecendo sua identidade leitora e cultural.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Patrícia Roberta Alves Xavier de. A poesia e o letramento literário: contribuições da linguagem poética nos anos iniciais do ensino fundamental. João Pessoa: Editora Oiticica, 2025.
ALMEIDA, Patrícia Roberta Alves Xavier de; LIMA, Gustavo; FERNANDES ALBUQUERQUE, Carlos Eduardo. Leitura dialógica e cultura popular: práticas de oralidade e letramento literário no 9º ano do ensino fundamental. Letras em Revista, no prelo, 2025.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
FLECHA, Ramón.& MELLO, Roseli.R. Tertúlia Literária Dialógica: Compartilhando histórias. In: Revista de educação Presente. Publicação Ceap, edições Loyola. Publicado em março de 2005. Ano XIII-nº 48 (p.29-33).
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura 5: o livro. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 09/09/2025.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.
LIMA, G. Da fábula escrita à fábula teatralizada: processos de retextualização de uma fábula escrita para uma fábula teatralizada em um minicurso para professores. Linguagem & Ensino, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/XyNtwSsv64Pgshx6mqLNkWR/?lang=pt. Acesso em: 18/09/2025
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
PINHEIRO, José Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista de Letras Norte@mentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais