ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Douglas Altamiro CONSOLO
  • Melissa Alvez BAFFI-BONFINO
  • Mariela Zebian BASSETTI
  • Suzi Marques Spatti CAVALARI
  • Elen DIAS
  • Fabrício ONO
  • Daniel Fernando RODRIGUES
  • Fernanda Silva VELOSO
  • Vera Lúcia Teixeira da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6761

Resumo

A compreensão e a produção oral em línguas estrangeiras, componentes da proficiência oral (PO), representam desafios a alunos e a professores de diversos contextos de ensino dessas línguas. A prática da avaliação de PO, que deveria ser viabilizada como integrante de uma abordagem de ensino que objetive o desenvolvimento da competência para o uso real das línguas em questão, encontra-se ainda relativamente restrita a tendências tradicionais, no que tange critérios e instrumentos de avaliação. Considerando-se essas premissas, este artigo apresenta reflexões sobre experiências de ensino de compreensão e produção oral, e sobre a avaliação dessas habilidades em língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/09/2012

Como Citar

CONSOLO, D. A., BAFFI-BONFINO, M. A., BASSETTI, M. Z., CAVALARI, S. M. S., DIAS, E., ONO, F., … SILVA, V. L. T. da. (2012). ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Revista De Letras Norte@mentos, 1(2). https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6761