MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS: OS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MEC: QUESTÕES PARA DEBATES

Autores

  • Rosivaldo Gomes

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v10i23.7102

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas reflexões a respeito de materiais didáticos digitais instituídos pelo Ministério da Educação, a partir do Programa Nacional de Livros Didático (PNLD/2014) como materiais “multimídia e complementares” – Objetos Educacionais Digitais (OED). Mais especificamente, discutimos de que modo esses objetos podem compor um webcurrículo de Língua Portuguesa nos termos proposto por Almeida e Silva (2011). Considerando que os objetos educacionais digitais podem ser vistos/estudados como objetos de pesquisa complexos, já que estão articulados com coleções de livros didáticos impressões, tais recurso podem considerados como objetos de pesquisa legítimos em pesquisas no campo da Linguística Aplicada (LA). Situamos, portanto, na abordagem qualitativa interpretativista de análise documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes

Graduado em Letras Português e Literatura e Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá, doutorando do Programa de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas/ Instituto de Linguagem - IEL/UNICAMP. Membro do Grupo de pesquisa Linguagem, Educação, Sociedade, Formação Inicial e Continuada de Professores. É professor do Departamento de Letras e Artes da UNIFAP.

Downloads

Publicado

07/11/2017

Como Citar

Gomes, R. (2017). MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS: OS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MEC: QUESTÕES PARA DEBATES. Revista De Letras Norte@mentos, 10(23). https://doi.org/10.30681/rln.v10i23.7102