REVISÃO TEXTUAL PROFISSIONAL E CORREÇÃO TEXTUAL PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS PROCESSOS

Autores

  • Francieli Matzenbacher Pinton UFSM
  • Halyne Maria Stefani do Porto UFSM

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7367

Resumo

Este trabalho objetiva verificar em que medida as atividades de revisão textual e correção textual de cunho de pedagógico se aproximam ou se distanciam. Para isso, selecionamos dois manuais de revisão – Malta (2010) e Coelho Neto (2013) – e um material sobre correção textual escolar – Ruiz (2010) – e analisamos, comparativamente, o procedimento das atividades. Sobre revisão, identificamos: revisão por sinais, copidesque e revisão por comentários. Sobre a correção, identificamos os tipos indicativa, classificatória, resolutiva e textual-interativa. Considerando o propósito e o contexto das atividades, constatou-se que, embora ambas as tarefas busquem o aperfeiçoamento textual, cada uma exige uma formação profissional específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Matzenbacher Pinton, UFSM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Letras – Estudos Linguísticos.

Halyne Maria Stefani do Porto, UFSM

Aluna do curso de Mestrado em Letras – Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Letras Português.

Downloads

Publicado

30/07/2018

Como Citar

Pinton, F. M., & Porto, H. M. S. do. (2018). REVISÃO TEXTUAL PROFISSIONAL E CORREÇÃO TEXTUAL PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS PROCESSOS. Revista De Letras Norte@mentos, 11(26). https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7367

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)