REVISÃO TEXTUAL PROFISSIONAL E CORREÇÃO TEXTUAL PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS PROCESSOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7367Resumo
Este trabalho objetiva verificar em que medida as atividades de revisão textual e correção textual de cunho de pedagógico se aproximam ou se distanciam. Para isso, selecionamos dois manuais de revisão – Malta (2010) e Coelho Neto (2013) – e um material sobre correção textual escolar – Ruiz (2010) – e analisamos, comparativamente, o procedimento das atividades. Sobre revisão, identificamos: revisão por sinais, copidesque e revisão por comentários. Sobre a correção, identificamos os tipos indicativa, classificatória, resolutiva e textual-interativa. Considerando o propósito e o contexto das atividades, constatou-se que, embora ambas as tarefas busquem o aperfeiçoamento textual, cada uma exige uma formação profissional específica.Downloads
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Publicado
30/07/2018
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
REVISÃO TEXTUAL PROFISSIONAL E CORREÇÃO TEXTUAL PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS PROCESSOS. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(26). https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7367