A SINTAXE NUM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: POSIÇÕES DISCURSIVAS

Autores

  • Terezinha Della Justina

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i30.7491

Resumo

O estudo analisa os discursos que dizem respeito a Sintaxe − termos das sentenças x ordem x sentido −, no livro didático de Língua Portuguesa “Português: contexto, interlocução e sentido”[1]. Para a constituição do corpus, dele recortam-se sequências linguísticas para uma leitura discursivo-interpretativa na perspectiva da escola francesa de análise de discurso. O conceito operacionalizado para leitura é o de interdiscurso proposto por Maingueneau, estendido para a polêmica constitutiva. O conjunto dos recortes visa/visou capturar enredamento interdiscursivo entre o discurso da tradição gramatical e de diferentes correntes linguísticas: gramáticas funcional e da enunciação mormente, cada um deles revezando-se nos papéis de discurso agente e paciente.


[1] A edição desse livro é de 2013, porém consta resenhado no Guia do PNLD/PNLEM para ser utilizado nas escolas nos anos de 2015, 2016 e 2017.

 

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Biografia do Autor

Terezinha Della Justina

Professora da UNEMAT, campus de Sinop (MT), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, UFMT, campus de Cuiabá (MT).

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Publicado

30/10/2019

Como Citar

Justina, T. D. (2019). A SINTAXE NUM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: POSIÇÕES DISCURSIVAS. Revista De Letras Norte@mentos, 12(30). https://doi.org/10.30681/rln.v12i30.7491