REFLEXOS E REFLEXÕES EM TORNO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL: A DESCOLONIZAÇÃO DO EU EM “BEIJO NA FACE” E “O COOPER DE CIDA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Paulo Antônio Vieira Júnior Universidade Federal de Goiás; Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
  • Roselene Cardoso Araújo Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i35.7584

Resumo

Os contos de Conceição Evaristo, através da introspecção e da metáfora do espelho, problematizam questões que envolvem a identidade cultural. Salinda e Cida são personagens que entram em confronto com o mundo e, por isso, empreendem o encontro com o eu, fenômeno manifesto na própria estrutura autocentrada das narrativas, que localizam as subjetividades no contexto de sujeitos falantes, franqueando a (re)construção do contexto baseada na tomada de percepção de si. A mirada no espelho para as personagens de Evaristo constituem processo de descolonização do eu. As reflexões desenvolvidas no artigo partem das considerações de Luíza Lobo (1992), Erich Auerbach (2013), Frantz Fanon (2008), Grada Kilomba (2019), Jacques Lacan (1996) e Thomas Bonnici (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Antônio Vieira Júnior, Universidade Federal de Goiás; Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professor dos cursos de graduação em Letras da UFG e da PUC-GO. Docente-pesquisador no mestrado em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Roselene Cardoso Araújo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Rosy Cardoso é artista plástica. Mestra em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. E-mail: rosyartes@gmail.com.

Downloads

Publicado

26/01/2021

Como Citar

Vieira Júnior, P. A., & Araújo, R. C. (2021). REFLEXOS E REFLEXÕES EM TORNO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL: A DESCOLONIZAÇÃO DO EU EM “BEIJO NA FACE” E “O COOPER DE CIDA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista De Letras Norte@mentos, 14(35). https://doi.org/10.30681/rln.v14i35.7584