LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7635Resumo
Este estudo tem como objeto central discutir as contribuições do Círculo de Bakhtin e do Círculo de Leitura pensado a partir das ideias de Rildo Cosson. Realizamos essa discussão buscando perscrutar os conceitos de interação e diálogo, os quais, atravessados pelo princípio do dialogismo, constituem a gênese da arquitetônica bakhtiniana. Na mesma direção, trilhamos os escritos de Rildo Cosson, em especial a obra Círculos de leitura e letramento literário (2014), cuja base teórica vem, principalmente, de Bakhtin. Para isso, discutimos as contribuições de Regina Zilberman (1993); Marisa Lajolo (1993); Teresa Colomer (2007); Daniel Pennac (1998); Michèle Petit (2008), entre outros pensadores relacionados à formação e mediação leitora, que servem de referência a esta proposta de abordagem de leitura literária. Por meio desse embate de vozes, Mikhail Bakhtin e Rildo Cosson tecem um diálogo de possibilidades no âmbito do ensino de leitura literária.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
16/01/2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais
Como Citar
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 13(34). https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7635