LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON

Autores

  • Rosemar Eurico Coenga

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7635

Resumo

Este estudo tem como objeto central discutir as contribuições do Círculo de Bakhtin e do Círculo de Leitura pensado a partir das ideias de Rildo Cosson. Realizamos essa discussão buscando perscrutar os conceitos de interação e diálogo, os quais, atravessados pelo princípio do dialogismo, constituem a gênese da arquitetônica bakhtiniana. Na mesma direção, trilhamos os escritos de Rildo Cosson, em especial a obra Círculos de leitura e letramento literário (2014), cuja base teórica vem, principalmente, de Bakhtin. Para isso, discutimos as contribuições de Regina Zilberman (1993); Marisa Lajolo (1993); Teresa Colomer (2007); Daniel Pennac (1998); Michèle Petit (2008), entre outros pensadores relacionados à formação e mediação leitora, que servem de referência a esta proposta de abordagem de leitura literária. Por meio desse embate de vozes, Mikhail Bakhtin e Rildo Cosson tecem um diálogo de possibilidades no âmbito do ensino de leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16/01/2021

Como Citar

Coenga, R. E. (2021). LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON. Revista De Letras Norte@mentos, 13(34). https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7635