Sobre a Revista
A Revista de Letras Norte@mentos, ISSN 1983-8018 (Online), é um periódico eletrônico, com publicação semestral, com temática livre na área de Letras, podendo apresentar dossiês temáticos.
Avaliada com Qualis-B2 (2017-2020) pela Capes nas áreas de Letras e Linguística, a revista recebe artigos em fluxo contínuo, submetidos unicamente pelo sistema, com publicações previstas no primeiro semestre, na edição de Estudos Literários (artigos submetidos até 31 de janeiro do ano da edição) e publicações previstas no segundo semestre, na edição dos Estudos Linguísticos, (artigos submetidos em fluxo contínuo).
Edição Atual
DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: OLHARES PARA OS ESTUDOS DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
O volume 17, número 50, da Revista de Letras Norte@mentos, apresenta o Dossiê Temático “Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira”, organizado pelas professoras Dra. Albina Pereira de Pinho (UNEMAT), Dra. Queila Barbosa Lopes (UFAC), Dra. Luana Ferreira Rodrigues (UFAM) e professor Dr. Luís Henrique Serra (UFMA). Consoante os estudos linguísticos produzidos em universo amazônico brasileiro, esta chamada reuniu pesquisas de linguistas, linguistas aplicados e perspectivas teóricas distintas, que atuem e cujos trabalhos tenham como ambiente a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas na Amazônia brasileira. A principal finalidade dessa proposição consiste em reunir diferentes visões da própria Amazônia Legal sobre ela mesma. É a própria Amazônia olhando suas questões linguísticas, educacionais e culturais e recebendo contribuições de fora para que, em uma soma de olhares, possa-se entender melhor essa diversidade. A escolha da Amazônia como centralidade deste Dossiê Temático é estratégica. A região é reconhecida por sua rica diversidade cultural e linguística, com a presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e migrantes de diversas origens, que compartilham espaços com cidades e culturas cosmopolitas e pungentes, formando um caleidoscópio de culturas e modos de vida que se refletem na língua e no ensino. Essa diversidade representa um desafio, mas também uma grande oportunidade para a educação, a pesquisa e a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Este Dossiê Temático oferece onze artigos que compartilham resultados de pesquisas e experiências pedagógicas desenvolvidas por diversos pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do país, a partir de diferentes enfoques teórico- metodológicos, possibilitando acompanhar um pouco da complexidade das relações compreendidas nesse espaço territorial e nos estudos realizados sobre a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas nesta região.