BASES CONCEITUAIS DO PROFEPT E MARXISMO

educação, mestrado profissional e fetichismo da mercadoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i3.10588

Palavras-chave:

EPT; educação emancipatória; marxismo; trabalho e sociedade.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho busca Ilustrar as bases conceituais do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e sua conexão com conceitos Marxista de trabalho e fetichismo da mercadoria, haja vista os objetivos do ProfEPT na inter-relação entre trabalho e educação para desalienação. A pesquisa tem abordagem qualitativa com finalidade exploratória e os dados coletados são de fonte bibliográfica e documental seguindo fases de leitura e recorte amostral com foco no conceito Marxista de emancipação para além da “coisificação” que vão da fase de leitura de reconhecimento à fase de interpretação. Nas discussões evidenciaram-se as bases conceituais do mestrado ProfEPT e a busca por trabalho e educação profissional emancipadores.

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Biografia do Autor

Especialista Edlaine Ronconi de Abreu Dias, IFMT Campus Cuiabá/ Angela Maria Ronconi de Abreu e Aurino Fernandes de Abreu

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) IFMT, Campus Cuiabá; Especialista em Metodologia e Didática do Ensino (FIAR- 2009), Graduada em Licenciatura Plena Pedagogia com habilitação em matérias pedagógicas do ensino médio, orientação e administração escolar (FIAR-2008). Complementação pedagógica em Sociologia (FIAR-2010). Aperfeiçoamento em Psicopedagogia Escolar (FIAR-2011), Transtorno do Espctro Autista SAEE ( IF Baiano-2022). Graduanda Bacharel em Direito AVEC Vilhena RO (2019-2024). Professora Efetiva do quadro de servidores públicos Estaduais da SEDUC/RO.

Dr.ª Ângela Fátima da Rocha, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá

Doutora em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre em Geotecnia pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias em Engenharia pelo IPOG, Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Mato Grosso (IFMT) Campus Cel. Octayde Jorge da Silva, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT)

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Ronconi de Abreu Dias, E., & da Rocha, Ângela F. (2023). BASES CONCEITUAIS DO PROFEPT E MARXISMO: educação, mestrado profissional e fetichismo da mercadoria. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 2–18. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i3.10588