Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 10-pontos; tem no máximo 25 páginas; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A declaração está assinada por todos os autores.
  • O nome dos autores e suas afiliações foram removidos do manuscrito e apenas consta no metadados (se aplicável).
  • Foi indicado no cadastramento dos metadados no sistema o número iD do ORCID no mínimo do autor principal no ato da  submissão. Para obtenção do identificador de autor pode ser obtido no registro ORCID gratuitamente. 

Diretrizes para Autores

Todo o texto deverá ser apresentado no MODELO RCAA.

A redação deve primar pela clareza, brevidade e concisão. O texto deve seguir exclusivamente às normas do modelo. Todas as linhas deverão ser numeradas. Os trabalhos deverão ser apresentados sem identificação de autores. Os nomes dos autores, titulação e endereço de trabalho deverão ser apresentados nos metadados da submissão e, na carta de encaminhamento. Figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto, o mais próximo possível de sua citação.

O artigo será encaminhado a três (03) revisores da área, no menor tempo possível, sem a identificação dos autores e, será considerado aprovado com 02 pareceres favoráveis.

Serão aceitos somente trabalhos redigidos em português e inglês. Os artigos escritos em inglês terão preferência na publicação e terão que apresentar certificado de revisão feito por um expert na lingua inglesa.

A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores para posterior publicação.

Os trabalhos publicados passarão a ser propriedade da revista de Ciências Agroambientais, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.

Não serão fornecidas separatas. Os artigos estarão disponíveis para impressão, no formato PDF, no endereço eletrônico da revista.

Não há quaisquer custos ou encargos de processamento de artigos, tanto na submissão ou seu posterior processo.

Após a avaliação e aprovação do artigo, a revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes categorias:

1. Artigos originais - Artigos que apresentem contribuição inteiramente nova ao conhecimento e permitam que outros investigadores, baseados no texto escrito, possam julgar as conclusões, verificar a exatidão das análises e deduções do autor e repetir a investigação se assim o desejarem. Devem conter: Título, Resumo (com 200 a 400 palavras) e Palavras-chave em Inglês, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão (ou Resultados e Discussão) e Conclusão (opcional), Agradecimentos (se couber). Título, Resumo (com 200 a 400 palavras) e Palavras-chaves em português e Referências. Os trabalhos não devem exceder a 25 páginas (incluindo texto, referências, figuras e anexos).

 2. Artigos de Revisão – Artigos que apresentem revisão ampla e atualizada de assunto de interesse da comunidade científica e que ofereçam contribuição significativa para a área de conhecimento abordada. Devem conter: Título, Resumo ( com 200 a 400 palavras) e Palavras-chave em inglês, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Agradecimentos (se couber). Título, Resumo ( com 200 a 400 palavras) e Palavras-chaves em português e Referências. Os trabalhos não devem exceder a 30 páginas (incluindo texto, referências, figuras e eventuais anexos). Nesta categoria de trabalho só serão aceitas para submissão contribuições feitas a convite dos editores (Geral ou Associados).

 3. Relato de caso(s) - Artigos predominantemente clínicos, de alta relevância e atualidade, com relatos originais das áreas clinica e básica. Devem conter: Título, Resumo ( com 200 a 400 palavras) e Palavras-chave em inglês, Introdução, Relato do caso, Discussão, Conclusão(opcional), Agradecimentos (caso necessário). Título, Resumo ( com 200 a 400 palavras) e Palavras-chaves em português e Referências. Os trabalhos não devem exceder 10 páginas, (incluindo texto, referências, figuras e eventuais anexos)

 4. Comunicação - Artigo não original, demonstrando a experiência de um grupo ou de um serviço, abrangendo preferencialmente ensino, pesquisa, políticas de saúde e exercício profissional. Ou ainda, que relate os resultados (parciais ou não) de trabalho que ofereça informações relevantes para o conhecimento científico, mas não permitam conclusões robustas. Deve conter: Título, Resumo ( com 200 a 400 palavras) e Palavras-chave em inglês, Introdução, Conteúdo, Agradecimentos (caso necessário). Título, Resumo ( com 200 a 400 palavras) e Palavras-chaves em português e Referências. Os trabalhos não devem exceder 10 páginas, incluídos os anexos.

 Apresentação dos Trabalhos

 Formato: Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER, endereço: http://periodicos.unemat.br/index.php/rcaa/index

O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato Microsoft Word (2003). Os metadados deverão ser obrigatoriamente preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha, endereço postal, ORCID, telefone, fax e e-mail.

O texto será escrito cordialmente, com intercalação de tabelas e figuras, já inseridas no texto, em quantidade mínima necessária para a sua compreensão.

No corpo do trabalho não deverá constar os nomes dos autores, que deverão ser encaminhados separadamente, com dados pessoais (títulos, endereço para correspondência, e-mail e Instituição a que está ligado), como medida de sigilo.

 Título do trabalho: O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto separadas por ponto, ambos acompanhados de sua tradução para o português.

 Resumo: Deve ser elaborado um resumo informativo com cerca de 200 a 400 palavras, incluindo objetivo, método, resultado, conclusão, acompanhado de sua tradução para o português. Ambos devem ter, no máximo, 800 palavras.

 Palavras-chave: As palavras-chave e keywords não devem repetir palavras do título, devendo-se incluir o nome científico das espécies estudadas. As palavras devem ser separadas por ponto e iniciadas com letra maiúscula. Os autores devem apresentar de 3 a 6 termos, considerando que um termo pode ser composto de duas ou mais palavras.

 Agradecimentos: Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo, antes das referências.

 Notas: Notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Excepcionalmente poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto. Apêndices: Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

 Figuras e tabelas: Fotografias nítidas(preto e branco ou em cores), gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) serão aceitos, e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, nos locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. (vide normas para elaboração de figuras, na próxima seção).

Os manuscritos, ainda que apresentem relevância científica e estejam metodologicamente corretos, poderão ser recusados se não apresentarem a devida organização e se estiverem fora das normas da Bioscience Journal.

 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE FIGURAS

 1. As figuras podem ser feitas em softwares de preferência dos autores (Excel, Sigma Plot, etc.), devendo ser inseridas e enviadas em formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpi.

2. As figuras deverão ter largura máxima de 8,0 cm ou 16,0 cm.

3. Todas as figuras deverão ser inseridas convenientemente no texto logo após a sua chamada, consecutivamente e em números arábicos. As figuras deverão ser inseridas no texto por meio do comando “Inserir?Imagem/Figura?Arquivo”.

4. As figuras podem ser constituídas por múltiplos gráficos, tanto na horizontal como na vertical, respeitando a largura máxima de 16,0 cm e 8,0 cm, respectivamente.

Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não-publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página em que forem citados.

 Referências: NBR 6023/2002. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.

As referências incluídas no final de cada artigo devem ser escritas em páginas separadas do texto principal, em ordem alfabética de acordo com as normas da ABNT NBR-6023, ago. 2002. Na lista de Referências, no final do artigo, todos os autores devem ser mencionados. Não é permitido o uso da expressão et al.

As citações de autores no corpo do texto deverão seguir os seguintes exemplos: Silva Junior et al. (2014), Otsubo & Lorenzi (2004), Goes (2004). As citações alocadas dentro de parênteses deverão seguir ordem cronológica e em caixa alta separados por ponto e vírgula: (AHRENS, 1990; OTSUBO & LORENZI, 2004; SILVA JUNIOR et al., 2014).

 Observar os exemplos das referências abaixo:

Livro no todo:

OTSUBO, A.A.; LORENZI, J.O. Cultivo da mandioca na Região Centro-Sul do Brasil. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2004. 116p. (Embrapa Agropecuária Oeste. Sistemas de produção, 6).

 Monografias, Dissertações e Teses:

GOES, R.H.T.B. Sistema de Recria de Novilhos a Pasto com Diferentes Níveis e Freqüências de Suplementação, na Região Amazônica. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2004. 77p. Tese (Doutorado em Zootecnia), Universidade Federal de Viçosa, 2004.

 Trabalhos apresentados em eventos: Congressos, Seminários, Reuniões...

AHRENS, S. A fauna silvestre e o manejo sustentável de ecossistemas florestais. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 3., 2004, Santa Maria. Anais.Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 2004. p.153-162.

 Artigos de periódicos:

SILVA JUNIOR, C. A.; FRANK, T.; RODRIGUES, T. C. S. Discriminação de áreas de soja por meio de imagens EVI/MODIS e análise baseada em geo-objeto. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.18, n.1, p. 44-53, 2014.

Obs.: Quanto ao título de periódicos, deve-se adotar um único padrão. Na lista de Referências todos os títulos de periódicos devem vir abreviados ou todos por extenso e, em negrito.


CADASTRO NO ORCID

Como forma de padronização de autoria, o Comitê da RCAA tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.

O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID gratuitamente. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-7102-2077).

 

DECLARAÇÃO DE SUBMISSÃO

Todos os artigos submetidos na Revista de Ciências Agroambientais deverão submeter como suplemento a declaração em que todos os autores concordam com o conteúdo e a submissão do manuscrito.

A declaração poderá ser obtida no sítio: http://www.unemat.br/revistas/rcaa/docs/declaracao_responsabilidade.pdf

Clique Aqui para acessar o modelo RCAA.

I Simpósio Científico Integrado

Antes de iniciar a sua submissão, tenha em mãos o seu comprovante de inscrição no I Simpósio Científico Integrado da UNEMAT - Campus de Alta Floresta (SCIU). Este comprovante deve ser incluído como documento suplementar durante a submissão do trabalho. Alternativamente, no campo “Comentários para o Editor”, o autor pode inserir o número de inscrição no I SCIU. Cada inscrito (a) pode submeter até 2 (dois) trabalhos para o evento. Cada trabalho deve ter um máximo de 6 (seis) autores.

Todos os trabalhos submetidos ao I SCIU devem seguir rigorosamente as normas conforme modelo (Clique aqui para obter o MODELO). Os trabalhos deverão ter um mínimo de 3 (três) páginas e um máximo de 25 (vinte e cinco) páginas. Em caso de dúvidas, realizar a leitura das diretrizes para autores da RCAA (http://periodicos.unemat.br/index.php/rcaa/about/submissions#authorGuidelines). O período de submissão dos trabalhos é de 10/05/2017 a 15/06/2017.

Trabalhos que não atenderem rigorosamente as normas conforme modelo acima e/ou submetidos de forma incorreta serão rejeitados. Além disso, a RCAA e o I SCIU não se responsabilizam por falhas no sistema de submissão. A confirmação de submissão via e-mail automático é o comprovante de envio.

Depois de encerrado o período de avaliação de todas as submissões feitas para o evento, até 30 (trinta) trabalhos indicados pelo Comitê Editorial do I SCIU/RCAA passarão por uma segunda etapa de avaliação visando à publicação na revista, seguindo os trâmites normais do periódico. Desse conjunto, até 10 (dez) trabalhos serão selecionados para publicação imediata pela Comissão Editorial Especial da RCAA para o I SCIU. Todos os trabalhos que por ventura forem classificados para publicação serão alocados em um número especial da RCAA. Trabalhos aceitos para o I SCIU, mas não alocados para a RCAA, serão publicados nos Anais do I SCIU. Os certificados de trabalhos publicados nos Anais do I SCIU serão de "Resumo Expandido" para trabalhos entre 03 (três) e 05 (cinco) páginas e de "Trabalho Completo" para trabalhos com mais de 05 (cinco) páginas.

Para maiores informações ou dúvidas, gentileza entrar em contato via assessoriapesquisa.afl@unemat.br ou acessar o website do evento (altafloresta.unemat.br/eventos/simposio_integrado/2017/).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.