Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx (Microsoft Word) ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 

1. A revista de estudos acadêmicos do curso de Letras publica artigos originais nas áreas de Literatura, Linguística e Linguística Aplicada, em Português, Inglês e Espanhol.

2. Os artigos devem estar acompanhados de uma carta de encaminhamento com nome, e-mail, telefones e endereço completo dos autores.

3. O recebimento dos artigos, sua aceitação ou recusa serão comunicados aos autores pelo Conselho Editorial da revista.

4. Os trabalhos deverão ser digitados em Word for Windows, obedecendo à formatação a seguir:

a) Título do texto: centralizado, em caixa alta e negrito.

b) Nome(s) do(s) autor(es): duas linhas abaixo do título, à direita, em negrito, tamanho da fonte 10, somente o último sobrenome em caixa alta. Logo após o nome, colocar, entre parênteses, a sigla da instituição, seguida de número que remete a uma nota de rodapé. A nota deve conter a identificação do autor: Titulação, instituição de origem, cidade, país, e-mail.

c) Duas linhas abaixo do nome do(s) autor(es), sem recuo e em espaçamento simples, inserir a palavra Resumo em negrito e caixa baixa, seguido de dois pontos. Após os dois pontos, inserir o resumo (espaçamento simples), escrito em língua portuguesa (máximo de 15 linhas).

d) Uma linha abaixo do resumo, inserir Palavras-chaveem negrito e caixa baixa, sem recuo e seguido de dois pontos. Após os dois pontos, inserir de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto final.

e) O Abstract (Versão em inglês do resumo) e as Keywords (palavras-chave) devem seguir a mesma formatação citada no item “d”.

f) Duas linhas abaixo das Keywords, iniciar a primeira seção do trabalho. 

g) As seções devem estar em negrito, alinhadas à esquerda, sem recuo, com numeração progressiva (1, 2, 3, 4...) e apenas com a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo.

h) Configuração de página:

Papel: A4

Numeração: Fora (outside) - canto superior direito

Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 2,5 cm
Recuo de parágrafo: 1, 5 cm
Fonte: Times New Roman
Texto: corpo 12
Citações com destaque: corpo 11, com recuo esquerdo de 4 cm.
Notas: corpo 10
Espaçamento: 1,5 cm 

i) As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé da(s) página(s) acompanhadas de seus índices numéricos.

j) As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se resumir ao último sobrenome do autor, à data de publicação da obra e à página, quando necessário, conforme o exemplo: (NEVES, 2008, p. 32). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. 

k) As citações com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “.....”.

l) Usar itálico para expressões em destaque, termos estrangeiros, títulos de livros e periódicos.

m) Os trabalhos deverão ter entre 08 e 15 laudas, incluindo referências e anexos. Eles deverão vir devidamente revisados pelo(s) autor(es). 

n) As referências bibliográficas devem ser apresentadas, em ordem alfabética, no final do texto, conforme os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A seguir, apresentam-se alguns modelos:

 

o) As citações no corpo do texto e recuadas seguirão o seguinte modelo:

- Citações Diretas: citações no corpo do texto menores que três linhas, entre aspas.

- Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser: destacada do texto, recuada, com corpo menor e sem aspas. Ex.: fonte 12 no texto, fonte 11 na citação.

 

[...] quase todos os exemplos de dialetos literários são deliberadamente incompletos. O autor é um artista, não um linguista ou um sociólogo, e sua proposta é antes literária que científica. Realizando seu compromisso entre a arte e a linguística, cada autor toma sua própria decisão a respeito de quantas peculiaridades da fala de seu personagem ele pode representar de forma proveitosa. (IVES, 1950, p.138).

 

- Corte da citação: deve ser grafada com [...].

- Incorreções: a expressão latina [sic] deve vir seguida da palavra grafada incorretamente.

- Citação de citação: seguida das expressões apud e sobrenome do autor da obra consultada, fazendo-se desta última a referência bibliográfica completa.

p) As referências devem obedecer ao alinhamento justificado e deverão ser nos seguintes moldes (Deve estar escrito apenas REFERÊNCIAS, e não referências bibliográficas):

Livros como um todo:

ARROJO, R. Oficina de tradução: a teoria na prática. São Paulo: Ática, 1992.

Capítulos de livros:

- Autor do capítulo diferente do responsável pelo livro todo:

ALKMIN, T. M. A variedade linguística de negros e escravos: um tópico da história do português no Brasil. In: MATTOS E SILVA, R. S. (Org.). Para a história do português brasileiro. São Paulo: Humanitas, 2001. p. 317-335.

- Único autor para o livro todo: substitui-se o nome do autor por um travessão de 6 toques após o "In".PRETI, D. A língua oral e a literatura: cem anos de indecisão. In: ______. A gíria e outros temas. São Paulo: EDUSP,1984, p.103-25.

Publicação periódica

MOLLICA, M. C. Por uma sociolinguística aplicada. DELTA, São Paulo, v. 9, n. 1, p.105-111, 1993.

Dissertações e teses

HATTNHER, A. L. Uma ponte sobre o atlântico: poesia de autores negros angolanos, brasileiros e norte americanos em uma perspectiva comparativa triangular. 1998, 173 f. Tese (Doutorado em Letras) –Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Artigo de jornal

ALMINO, J. A guerra do "Cânone Ocidental". Folha de São Paulo, São Paulo, 13 ago. 1995. Mais!, p.3.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.