Sobre a Revista

Foco e Escopo da Revista

A revista eletrônica EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE (RECS) tem como objetivo a divulgação de conhecimentos científicos, por meio da publicação de trabalhos oriundos de estudos e reflexões sobre a Educação como: Formação de Professores, Movimentos Sociais, Políticas Públicas Educacionais, Educação e Tecnologia, Infância e Relações com o Saber, Ambiente, Cultura, Sociedade, Ensino-Aprendizagem, dentre outras temáticas (sempre relacionadas à educação).

A revista deseja constituir-se em canal de divulgação da produção de professores e pesquisadores mestres e doutores (mestrandos publicam em coautoria com seus orientadores) mediante veiculação gratuita e integral dos textos via internet, possibilitando, desta forma, maior circulação, intercâmbio e visibilidade para os estudos publicados no campo educacional, permitindo fácil acesso ao conhecimento científico produzido na atualidade.

A Revista publica artigos, resenhas e entrevistas

Os ARTIGOS e ENTREVISTAS podem ser submetidos à publicação por:

- mestres, doutores e pós-doutores;

- alunos de doutorado;

- alunos de mestrado tendo, obrigatoriamente, o orientador como coautor do artigo;

 

ARTIGOS

Os textos dos artigos devem atender as seguintes regras: ter entre 35.000 e 45.000 caracteres com espaços, incluídos os itens de Resumo, Abstract, Texto do Artigo, Referências e Notas (se houver notas).

 

 

As RESENHAS podem ser submetidas à publicação pelos sujeitos acima, bem como por alunos de mestrado (mestrandos) sem a necessidade da coautoria do orientador.

As submissões podem ser em  Língua Portuguesa, Espanhola ou Inglesa.

Os artigos e resenhas podem ter no máximo três autores. As entrevistas podem ter no máximo dois autores, além da(s) pessoas(s) entrevistada(s).

Os textos submetidos devem ser originais e inéditos e não devem estar sendo avaliados por outras revistas até o encerramento da edição. Todos os dados de autoria, coautoria, filiação, formação, contatos, etc devem ser preenchidos na plataforma da RECS quando da submissão do artigo.

Toda pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deve ter aprovação prévia de comitê de ética vinculado à instituição de origem do proponente ou ao qual se vincula o estudo. O parecer de aprovação da pesquisa deve ser mencionado no texto submetido para avaliação e uma cópia em PDF do parecer deve ser inserida como documento suplementar na submissão.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A submissão de trabalhos é de fluxo contínuo ou pode atender às chamadas especiais com temáticas específicas e são avaliados em duas etapas: 1) avaliação pelo(a) editor(a) e 2) avaliação por no mínimo dois pareceristas Ad Hoc. Na primeira etapa são avaliados o foco e escopo, bem como o atendimento às regras gerais da Revista e padrões mínimos de rigor científico e atualização com o estado da arte. Aprovado na etapa inicial, os textos são submetidos ao processo de avaliação às cegas (anônimo), por parte do(s) autor(es) e dos avaliadores no qual são verificados:

- se o artigo apresenta relevância para a área de estudos.

- se o artigo é claro no seu OBJETIVO, METODOLOGIA e CONCLUSÕES, sendo essas últimas embasadas nos dados e discussões que apresentou.

- se o artigo apresenta discussão atualizada e contribui para o avanço do conhecimento já existente sobre o tema.

 

Periodicidade

A RECS adota modalidade de publicação continuada com duas publicações por ano e ainda uma edição especial quando há demanda.

Política de Acesso Livre

A RECS adota Política de Acesso Livre, que estabelece que todos os trabalhos aprovados para publicação sejam disponibilizados de forma gratuita, em sua integralidade e sem a obrigatoriedade de cadastramento prévio. Os autores concordam com essa Política quando submetem seus textos à RECS.

Ética da Publicação

A RECS se preocupa com padrões éticos e direitos autorais de terceiros, motivo pelo qual pode negar a avaliação ou publicação de trabalhos que contenham cópias, plágios e mesmo auto-plágios, podendo, inclusive, remover a publicação a qualquer tempo por esses fatores.

Histórico do periódico

A RECS é uma publicação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e foi criada no ano de 2011. Desde então ela segue com duas edições anuais e, quando há demanda, publica também uma edição especial. A revista foi avaliada como B1 em Ensino na edição 2013-2016 CAPES com ISSN: 2237-1648. Seu foco é Educação. Mas também são publicados temas correlatos sempre que esses interligam-se à educação.