Sobre a Revista

A revista Educação Cultura e Sociedade - ECS (ISSN 2237-1648), periódico eletrônico com avaliação Qualis/CAPES B1, está vinculada ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

O objetivo da revista é constituir-se em canal de divulgação da produção de professores e pesquisadores mestres e doutores  mediante veiculação gratuita e integral dos textos via internet, possibilitando, desta forma, maior circulação, intercâmbio e visibilidade para os estudos publicados no campo educacional, permitindo fácil acesso ao conhecimento científico produzido na atualidade.

Notícias

CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A BUSCA DA REARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

09/09/2024

CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL:

 

Tema:

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A BUSCA DA REARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

 

Prezados(as) pesquisadores(as),

 

Revista Educação, Cultura e Sociedade - ECS (ISSN 2237-1648), periódico eletrônico com avaliação Qualis/CAPES B1, vinculada ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Câmpus Universitário de Sinop-MT, em parceria com o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT IFMT) e os Grupos de Pesquisa em GPET - Grupo de Pesquisa em Ensino Técnico e Tecnológico, o GPEP Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional e CULTCON – Grupo de Pesquisa Culturas Contemporâneas, convidam para publicarem na Edição Especial 2024

 

 

PERÍODO DE SUBMISSÃO:

06.09.2024 a 25.09.2024, exclusivamente pelo endereço: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs

Avaliação pelos/as pareceristas: até 10.10.2024

Revisão dos manuscritos pelos/as autores/as: até 20.10.2024

Previsão de publicação: novembro de 2024.

 

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Para formatação dos textos de artigos o padrão é: fonte Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; folha A4; margem superior e esquerda com 3cm, margem inferior e direita com 2 cm. Citações de autores e bibliografia conforme padrão ABNT. O manuscrito deve estar em formato Microsoft Word. As tabelas e gráficos devem estar em formato Excel, e as figuras no formato JPG com 300 dpi (separados do texto).

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

Os textos dos artigos devem ter entre 35.000 e 45.000 caracteres com espaços, incluídos os itens de Resumo, Abstract, Texto do Artigo, Referências e Notas (se houver notas). Devem ter de um a quatro autores. As submissões podem ser em Língua Portuguesa, Espanhola ou Inglesa e escrito de acordo com a estrutura apresentada no modelo apensado nesta chamada (template).

FICHA TÉCNICA DO NÚMERO ESPECIAL

Editor-chefe:

Prof. Dr. João Batista Lopes da Silva - Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Apresentação e Organização:

Prof. Dr. Geison Jader Mello - Professor no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Prof. Dr. Thiago Fernandes - Professor na Universidade Federal de Rondonópolis – UFR

Prof. Dr. Airton José Vinholi Júnior - Professor no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

 

SOBRE O CONTEÚDO DOS MANUSCRITOS

Os textos devem abordar o conteúdo da ementa da disciplina de Bases Conceituais em EPT do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT, com discussões aproximadas da busca da rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral. Para orientar a escrita, as linhas de pesquisa do ProfEPT são:

1) Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

2) Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

 

[Template]

"A BUSCA DA REARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"

“THE SEARCH FOR RE-ARTICULATION BETWEEN WORK AND EDUCATION FOR COMPREHENSIVE HUMAN TRAINING IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION"

RESUMO

Descritores:

ABSTRACT

Descriptors:

INTRODUÇÃO

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (caso seja necessário)

MATERIAL E MÉTODOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a qualificação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: Ensaio de Interpretação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1974 .

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan./abr. 2009.

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GRAMSCI, Antonio.  Cadernos do Cárcere, vol 2:  Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

MANACORDA, Mário A..  O princípio educativo em Gramsci.  Porto Alegre: Artmed, 1990.

MARX, Karl.  O Capital.   Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MÉSZÁRÓS, István.  A educação para além do capital.  São Paulo: Boitempo, 2005.

MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NEVES, Lúcia M. W.; PRONKO, Marcela A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2008.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista/ O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

OLIVEIRA, Francisco de; RIZEK, Cibele. (orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 15-45.

RODRIGUES, José. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Industria. Campinas/SP: Autores Associados, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.

Saiba mais sobre CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A BUSCA DA REARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Edição Atual

v. 14 n. 1 (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (29. ed.)
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Com enorme satisfação publicizamos mais uma edição da Revista Educação, Cultura e Sociedade.

A 29ª edição é composta de dezenove estudos oriundos de pesquisas de várias instituições do Brasil, além de dois trabalhos de Moçambique. Todos artigos trazem discussões importantes em vários campos da relação educação-cultura-sociedade, traduzindo a sistematização de ricas experiências de pesquisas que merecem ser lidas, discutidas e compartilhadas. 

Boa leitura!

 

 

Publicado: 11/07/2024

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