Sobre a Revista

A revista Educação Cultura e Sociedade - ECS (ISSN 2237-1648), periódico eletrônico com avaliação Qualis/CAPES B1, está vinculada ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

O objetivo da revista é constituir-se em canal de divulgação da produção de professores e pesquisadores mestres e doutores  mediante veiculação gratuita e integral dos textos via internet, possibilitando, desta forma, maior circulação, intercâmbio e visibilidade para os estudos publicados no campo educacional, permitindo fácil acesso ao conhecimento científico produzido na atualidade.

Notícias

Edição Atual

v. 15 n. 2 (2025): Revista Educação Cultura e Sociedade (33. ed.)
					Visualizar v. 15 n. 2 (2025): Revista Educação Cultura e Sociedade (33. ed.)

Com imensa alegria publicizamos a 33ª Edição da Revista Educação, Cultura e Sociedade - equivalente ao primeiro semestre de 2025.

Ressaltamos, como de costume, o agradecimento aos autores e revisores - pesquisadores por excelência - que contribuem para  tornarmos nossa revista cada vez mais qualificada, lida e divulgada, como deve ser um veículo que preza e valoriza a democratização da ciência.

Esta edição é composta de treze artigos e uma resenha de literatura.

Fica o convite para uma virtuosa leitura!

 

Publicado: 31/07/2025

Artigos

  • EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E MEMÓRIA: a construção do espaço escolar em Hulha Negra (1944–1992)

    Simone Gomes de Faria
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13789
  • ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DA META V DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2025) NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PARANÁ: reflexões para além das projeções numéricas

    Arcielli Royer Nogueira, Gabriela Viana Zucco, Valdecir Soligo
    15-27
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13339
  • GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

    Renan Nunes Aguiar, Adriana Assis Ferreira
    28-39
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13705
  • A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma revisão sistemática

    Francília Sousa Meneses, Jalva Lilia Rabelo de Sousa
    40-52
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13726
  • JUVENTUDE NEM-NEM:  uma análise comparativa entre Brasil e Espanha

    Pedro Desidério Checchetto , Elisa Zaneratto Rosa , Jordi Domingo Coll
    53-68
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13631
  • MEU QUINTAL, MEU MUNDO! Uma aproximação dos saberes matemáticos e das vivências familiares

    Olívia Aparecida Gomes França Christel, Adailton Alves da Silva
    69-81
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.12807
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: uma proposta didática sobre globalização, consumismo e impactos ambientais

    Joyce Duarte Queiroz
    82-94
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13627
  • FORMAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES: educação do campo e políticas públicas - a educação que temos e a educação que queremos

    Renilda Batista Prina Lamon, Laudemir Luiz Zart, Djeice Quele Linhares Gonçalves
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13320
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CIDADANIA AMBIENTAL: potencialidades para a preservação da Serra do Periperi em Vitória da Conquista - BA

    Luana Silva Santana, Klayton Santana Klayton Santana Porto
    105-118
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13742
  • A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS LUTAS EMANCIPATÓRIAS PELA TERRA PARA A PRODUÇÃO DA VIDA

    José Luiz Muller, Jaime José Zitkoski, Marion Machado Cunha
    119-133
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13949
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LIBRAS PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS: experiências de professores da rede municipal de ensino de Sinop-MT

    Flávio Penteado de Souza, Alana Sara Zimmermann, Joice Ribeiro da Silva
    134-146
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13859
  • DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE CRECHE: uma análise de pesquisas recentes sobre o tema

    Ginaldo Cardoso de Araújo, Jaqueline Cirqueira Borges, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
    147-158
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13901
  • EXPLORANDO A CONEXÃO ENTRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CONDIÇÕES CRÔNICAS: revisão integrativa de literatura

    Ana Paula Gonçalves Pinculini
    159-170
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.12759

Resenhas

  • A INFÂNCIA NA ENCRUZILHADA: imagens da infância em intelectuais latino-americanos

    André Francisco Berenger de Araujo
    172-179
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13443
Ver Todas as Edições