A EDUCAÇÃO PARA O AMÉM DO CAPITAL: a reforma e os impactos na área das humanidades no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12597Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Neoliberalismo, Lei 13.415/2017Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar e provocar uma reflexão sobre a reforma no Ensino Médio no Brasil promulgada pela Lei 13.415/2017, analisando a mudança na carga horária e na estrutura curricular argumentando o favorecimento dos interesses do mercado, em detrimento da qualidade da educação pública. Além disso, pontua-se a exclusão de diálogo ante a implementação e o estreitamento das relações público-privadas para retroalimentar o setor privado com verbas e financiamento público, alentando a lucratividade do setor em uma perspectiva de reprodução ampliada do capital e evidenciando a influência das políticas neoliberais na educação. A metodologia empregada nesta pesquisa é de caráter bibliográfico exploratório, ancorada em análises do materialismo histórico dialético, sendo utilizados para as análises teóricos como István Mészáros e Dermeval Saviani e seus estudos acerca da educação e capital. Conclui-se que a reforma não trabalha para além dos interesses dominantes, reforçando a hegemonia do capital em detrimento da transformação social qualitativa necessária na educação.
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