JOGOS DIDÁTICOS PARA AS AULAS DE SOCIOLOGIA: um mapeamento das produções
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12654Palavras-chave:
Ensino de sociologia., Jogos Didáticos., Levantamento Bibliográfico.Resumo
O jogo, utilizado com uma finalidade educacional, se apresenta como um suporte do processo de ensino-aprendizagem, podendo ser utilizado como uma forma de abordar o conhecimento científico no ambiente escolar, demonstrando, desse modo, ser um facilitador em todo o processo de ensino. No caso dos jogos didáticos aplicados no ensino de sociologia, um levantamento anterior (ROGÉRIO, 2020) identificou poucas publicações de artigos, dissertações e teses que abordam a temática do uso de jogos didáticos produzido por professores/as ou por estudantes. Desta maneira, este artigo tem por objetivo mapear as produções de jogos didáticos no ensino de sociologia. Para tanto, foi realizado um levantamento nas plataformas EduCapes, anais da ABECS, anais do ENESEB, Periódico CABECS, Revista Perspectiva Sociológica, Dissertações do Profsocio e dos anais do GT ensino de sociologia da SBS. Nessas plataformas foram encontrados 23 trabalhos. Após a leitura dessas produções foram encontradas, nas referências desses trabalhos, mais 12 produções. Os resultados evidenciam um ainda crescente, porém significativo, número de jogos didáticos encontrados nos mais diversos tipos de publicações. O que faz com que outras docentes e discentes tenham contato com esse material e possam se inspirar em utilizar e, até mesmo, incentivar as suas criações para serem utilizados como atividade em sala de aula.
Downloads
Referências
BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. Quem leciona Sociologia após 10 anos de presença no ensino médio brasileiro? In: BODART, Cristiano Neves (Org.). Ensino de Sociologia no Brasil. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. p.35-61.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
CARVALHO, Ana Paula; MAÇAIRA, Julia Polessa; AZEVEDO, Gustavo Cravo de. Quiz Antropológico: jogos didáticos e formação de professores. Perspectiva Sociológica, n. 28, p. 114-128, 2020.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019.
MACHADO, Celso de Souza. O Ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 115- 142, 1987.
MORAES, Amaury Cesar. Ensino de sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Campinas, v. 31, n. 85, p. 359-382, 2011.
ROGÉRIO, Radamés de Mesquita. O ensino de sociologia e os jogos didáticos. In: BRUNETTA, Antônio Alberto. et. al. Dicionário do ensino de sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.
SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos São Paulo: Blucher, 2012.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O Ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. Brasília: MEC, p.15-44, 2010.
VASCONCELLOS, Marcelo Simão de; CARVALHO, Flávia Garcia de; ARAUJO, Inesita Soares de. O jogo como prática de saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.