GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13705

Palabras clave:

Educação, Gamificação , Interatividade

Resumen

Introdução: A incorporação de aulas gamificadas no contexto educacional surge como uma estratégia para aumentar o engajamento dos alunos. Ao integrar tecnologias interativas, a gamificação transforma o processo de aprendizagem em uma experiência envolvente e estimulante, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participar ativamente, o que contribui para um maior interesse e retenção dos conteúdos. Objetivo: Explorar o impacto das aulas gamificadas na promoção da inovação educacional. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura na base de dados Portal de periódicos da CAPES. A busca foi conduzida utilizando os seguintes termos: gamificação e inovação, combinados com o operador booleano AND. Foram selecionados artigos científicos originais que abordassem o tema das aulas gamificadas e inovação, disponíveis na íntegra em formato digital, nos idiomas inglês, espanhol e português, e publicados entre janeiro de 2021 e outubro de 2024. Excluíram-se artigos de relatos de casos e aqueles com duplicidade na base de dados. Resultados: A pesquisa na plataforma de dados resultou em 63 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados nove artigos. Esses estudos abordaram o uso de estratégias de gamificação no ensino fundamental, superior e em aulas de matemática. Considerações finais: Os artigos analisados destacam a gamificação como uma metodologia ativa promissora para o ambiente educacional, integrando tecnologias digitais para engajar os alunos e facilitar a construção do conhecimento de forma interativa e motivadora.

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Biografía del autor/a

  • Renan Nunes Aguiar, Faculdade AJES

    Estágio Pós-Doutoral em andamento em Educação. Doutor e Mestre em Promoção da Saúde, Fisioterapeuta, Pedagogo e Licenciado em Educação Física. Atualmente é Professor e Coordenador dos cursos da Saúde EAD da Faculdade AJES.

  • Adriana Assis Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Doutora e Mestre em Educação e Licenciada em Matemática. Atualmente é professora do Departamento de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professora do Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED/UFVJM e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMAT/UFVJM. 

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Publicado

2025-07-31

Cómo citar

Nunes Aguiar, R., & Assis Ferreira, A. (2025). GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 28-39. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13705