A possibilidade de construir a educação enquanto uma ciência específica e o sentido de se fazer pesquisa em educação em uma relação dialógica entre universidade e escola

Autores

  • Edson Caetano
  • Josiane Brolo Rohden

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.157

Resumo

O artigo aborda questões relativas à busca de constituir a Educação como disciplina específica e, a importância de compreender o real sentido em fazer pesquisa em educação, analisando as relações entre a pesquisa e as práticas educativas. Mostra os diferentes discursos que cruzam o campo da educação, e que dificultam de certa maneira a construção de uma disciplina específica na área discutida. Apresenta a discussão da saturação de pesquisas em educação e a potencialidade de se construir um arquivo coletivo de pesquisas, a fim de oferecer subsídios teóricos aos novos pesquisadores e convir como ponto de partida para que novas pesquisas possam ser realizadas. O texto examina algumas formas como os atores sociais interpretam os resultados de pesquisa em suas percepções sobre a educação.

Palavras-chaves: educação; pesquisa em educação; universidade; escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/07/2015

Como Citar

Caetano, E., & Rohden, J. B. (2015). A possibilidade de construir a educação enquanto uma ciência específica e o sentido de se fazer pesquisa em educação em uma relação dialógica entre universidade e escola. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.157

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)