A possibilidade de construir a educação enquanto uma ciência específica e o sentido de se fazer pesquisa em educação em uma relação dialógica entre universidade e escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.157Resumo
O artigo aborda questões relativas à busca de constituir a Educação como disciplina específica e, a importância de compreender o real sentido em fazer pesquisa em educação, analisando as relações entre a pesquisa e as práticas educativas. Mostra os diferentes discursos que cruzam o campo da educação, e que dificultam de certa maneira a construção de uma disciplina específica na área discutida. Apresenta a discussão da saturação de pesquisas em educação e a potencialidade de se construir um arquivo coletivo de pesquisas, a fim de oferecer subsídios teóricos aos novos pesquisadores e convir como ponto de partida para que novas pesquisas possam ser realizadas. O texto examina algumas formas como os atores sociais interpretam os resultados de pesquisa em suas percepções sobre a educação.
Palavras-chaves: educação; pesquisa em educação; universidade; escola.
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