Gestão de mídias na educação em uma perspectiva integradora das dimensões pedagógica, administrativa e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.163Resumo
O objetivo deste artigo é expor uma síntese dos resultados obtidos em uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Básica Bom Jardim no município de Sinop/MT, sobre a gestão das mídias, abordando suas dimensões pedagógica, administrativa e tecnológica. Os resultados da pesquisa de campo que intitulam este artigo e a monografia de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro por meio da Coordenação Central de Educação a Distância - CCEAD, possibilitaram a proposição de um plano de ação para a escola. Foram investigados professores e equipe gestora da escola com o objetivo de identificar suas práticas em relação às mídias, suas concepções, necessidades e possibilidades de mudança. O resultado da pesquisa demonstrou uma situação inquietante tendo em vista que a escola possui várias mídias, mas não usufrui das tecnologias disponíveis, pelo fato de não estar conectada a internet e seus professores não estarem capacitados. Uma abordagem teórica sobre conceitos de gestão, mídias, tecnologia, papel do gestor na escola e possibilidades do uso das mídias nas três dimensões de forma integrada, serviram de apoio à análise do resultado da pesquisa e nortearam a elaboração do plano.
Palavras-chave: mídias; tecnologias; gestão educacional; plano de ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.