Emergência sócio-interacional em práticas escritas de Weblog
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.162Resumo
Este ensaio apresenta teorizações a respeito do processo comunicativo que se estabelece a partir do uso de gêneros discursivos escritos, nas interações sociodiscursivas ocorridas no weblog. Tal exposição é resultante de pesquisa em fase inicial de doutoramento e que tem nas escolas públicas da microrregião de Irecê-BA que tem laboratórios de informática em atividade. Diz-se, portanto, que o grande valor desse tipo pesquisa é a observação sócio-interacional e da produção contínua de conhecimento entre aqueles que, direta ou indiretamente utilizam a escrita como tecnologia intelectual, professores e estudantes, capazes de promover a articulação dos conhecimentos na web através da escrita. Isto, sem dúvida, leva os ciberagentes a perceberem que a escrita no weblog está para além do ato comunicativo; é, pois a participação em redes sociais que, segundo a teoria da comunicação e do texto, ocorrem a partir da emergência com a qual o enunciador e enunciatário se pronunciam mutuamente. Assim educar para a web por meio da prática de escrita no weblog é reconhecer a possibilidade de autonomia que o aprendiz tem ante as ações abstratas realizadas pela escola que, infelizmente, ainda não possui conhecimentos para delinear novos caminhos que levem os aprendizes à auto-afirmação de suas escritas dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chave: prática de escrita; socio-interacional; Weblog.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.