Formação contínua de professores de língua portuguesa: a leitura em questão

Autores

  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
  • Danielle Loana Gutiérrez de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1243

Resumo

O texto apresenta dados e reflexões parciais a partir de pesquisa cujo objetivo foi investigar práticas de leitura deprofessores de Língua Portuguesa nos encontros de estudo denominados Sala do Educador. Tendo comoinformantes docentes de duas escolas da rede estadual no município de Pedra Preta – MT, os dados integram aDissertação de Mestrado de Danielle Loana G. Souza sob orientação da professora Sílvia de Fátima PilegiRodrigues. A metodologia de pesquisa – de cunho qualitativo e tipo etnográfico – teve como procedimentosobservações e entrevistas com coordenadoras dos projetos e professoras participantes. A partir dos dadoslevantados e documentos analisados, reitera-se a importância da formação contínua de professores, bem como ofato de que é preciso posicionar-se de forma crítica, uma vez que essa não pode ocorrer apenas enquantoqualificação para o mercado de trabalho, mas como instrumento de valorização profissional. Constatou-se aindaque as práticas de leitura efetivadas no momento da formação são propiciadoras de reflexões e mudanças sobreas ações de ensino dos sujeitos investigados, bem como momento de se pensar o cotidiano escolar de formacoletiva.

Palavras-Chave: formação contínua; professor de Língua Portuguesa; leitura.

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Publicado

23/01/2014

Como Citar

Rodrigues, S. de F. P., & Souza, D. L. G. de. (2014). Formação contínua de professores de língua portuguesa: a leitura em questão. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1243

Edição

Seção

Artigos