Concepções e ideias de professores de Ciências e Biologia sobre a abordagem CTS no tratamento do tema biodiversidade

Autores

  • Adriane da Costa Gonçalves
  • Maria de Fátima Vilhena da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1767

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como as ideias e concepções sobre a abordagem CTS circulam nas práticas de professores de Ciências e Biologia ao tratarem o tema Biodiversidade. Participaram desta pesquisa 22 professores que atuam na educação básica no Município de Igarapé-Miri, PA. Utilizou-se da técnica do Grupo Focal para a construção da empiria, em Grupo de Trabalho. A análise está ancorada na Análise do Discurso e Discurso do Sujeito Coletivo. A análise elucidou as concepções dos docentes sobre as inter-relações CTS. Estas encontram-se fundamentadas na perspectiva salvacionista da ciência, na educação para a cidadania e como recursos tecnológicos. A concepção CTS com vistas a Educação para a cidadania compreende um pensar crítico, pois incorpora aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos e tecnológicos no tratamento do tema, pois estão relacionados, uma vez que a dimensão crítica é importante elemento nesta abordagem.

Palavras-chave: biodiversidade; práticas de professores; educação para a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/05/2015

Como Citar

Gonçalves, A. da C., & Silva, M. de F. V. da. (2015). Concepções e ideias de professores de Ciências e Biologia sobre a abordagem CTS no tratamento do tema biodiversidade. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1767

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)