Currículo integrado e formação continuada de professores: uma proposta inovadora para o ensino médio integrado no/do campo

Autores

  • Ivonei Andrioni CEFAPRO Polo Sinop. Mestrado em Educação - UNEMAT.
  • ROSE MARCIA SILVA IFMT Campus Sorriso. Mestrado em Educação - UNEMAT
  • Odimar João Peripolli UNEMAT Campus Universitário de Sinop.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1929

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar como uma escola do campo, de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em Administração Rural, organiza a proposta pedagógica, o currículo e a formação continuada dos profissionais de educação, bem como a concepção de gestão presente no dia a dia da escola e no Projeto Político Pedagógico. É um estudo de caso, de abordagem qualitativa, na perspectiva histórico crítica. Como fontes da pesquisa, utilizamos referencial bibliográfico específico, para entender/conhecer melhor a concepção e o processo histórico na construção da educação integral, tendo como referência, entre outros, Gramsci, Freire, Nosella, Frigotto, Ciavatta e Ramos. Também buscamos, por meio de observações, entrevista e análise de documentos institucionais, identificar como a escola organiza o currículo e o projeto de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em Administração Rural. O artigo é parte da pesquisa de Mestrado, em construção, e tem o compromisso de contribuir com a escola, provocando reflexões, auto avaliação, bem como oferecer materiais para a construção de outra proposta de educação do campo na perspectiva de superar a proposta pensada pelo capital (excludente e classista). Percebe-se que a escola no/do campo está empenhada em construir um projeto de educação que prepara para o trabalho, para prosseguir nos estudos e para o exercício da cidadania, bem como, intenciona construir um currículo que integra formação geral e formação técnica, como contraponto ao projeto hegemônico do capital. Mas, os obstáculos maiores se encontram na própria escola, uma vez que é difícil mudar o estabelecido.

Palavra-chave: educação do campo; currículo integrado; formação de professores.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivonei Andrioni, CEFAPRO Polo Sinop. Mestrado em Educação - UNEMAT.
    Professor Formado em Estudos Sociais, com Especialização em Didática e Metodologia do Ensino. Diretor de Escola por 14 anos, de Coordenador Pedagógico e Presidente de Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar. Atualmente Professor Formador da área de Cências Humanas no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (CEFAPRO) - Sinop e Mestrando em Educação pela UNEMAT. Bolsista da FAPEMAT.
  • ROSE MARCIA SILVA, IFMT Campus Sorriso. Mestrado em Educação - UNEMAT
    Técnica em Assuntos Educacional do IMFT Campus Sorriso. Licenciada em Letras e especialização em Ensino e aprendizagem em Língua Estrangeira - UNEMAT. Especialização em Gestão Pública. Mestranda em Educação pela UNEMAT.
  • Odimar João Peripolli, UNEMAT Campus Universitário de Sinop.
    Possui graduação em Estudos Sociais pela Escola Superior de Estudo Sociais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop e atua no Mestrado em Educação PPGEdu/Unemat, na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, educação, assentamento, educação rural/do campo e escola do campo. Participa do Grupo de pesquisa MOPEC/Unemat/Sinop.

Downloads

Publicado

14/01/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Currículo integrado e formação continuada de professores: uma proposta inovadora para o ensino médio integrado no/do campo. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1929